Desde 1989, a televisão pública austríaca, em colaboração com os escuteiros e guias, promovem o transporte da “Luz da Paz” desde Belém até ao seu país. Daí parte para vários países, espalhando-se por dioceses e paróquias de todo o mundo. Chegará também até nós.
Tudo começa com a eleição anual de uma criança, símbolo de inocência e pureza, que se desloca até à gruta de Belém e aí recolhe a chama que é transportada até Viena. Já na Áustria, realiza-se uma cerimónia de intenso simbolismo, na qual a chama é partilhada com delegações de escuteiros e guias de vários países.
É a esta cerimónia que uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português se associa, transportando a luz até ao nosso país, no dia 13 de dezembro.
Nesse dia, uma delegação da Junta Regional de Leiria transportará essa chama para Leiria e, no dia 14 de dezembro, segunda-feira, pelas 21h30, na igreja de São Pedro, em Leiria, cada agrupamento da Diocese recolherá a luz para levar para a sua paróquia.
A cerimónia de transmissão da “Luz da Paz de Belém” é aberta a todos os que se queiram associar a esta dinâmica que, no atual contexto social, reforça o papel que cada um pode representar na construção da paz. Além dos representantes dos agrupamentos, estará presente também a Cáritas Diocesana, que vive este momento em sintonia com a campanha “10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz».