As expedições do 194-Batalha, 370-Porto de Mós, 1318-Aljubarrota e 1336-Minde, todos eles agrupamentos da Área Pedagógica Sul da região de Leiria-Fátima, realizaram uma atividade conjunta na Quinta do Escuteiro, nos dias 12 e 13 de março, à qual deram o nome de AcaSul.
Os objetivos da atividade, além de promover o conhecimento e o convívio entre os exploradores das quatro expedições, era cumprir as três tarefas da missão 6 do Jogo Foca o Futuro.
Para cumprir as missões do Jogo os exploradores reuniram o máximo de distintivos de atividades regionais e nacionais que conseguissem em que a expedição já tivesse participado e, no âmbito de jogos realizados, construíram um grande painel com os distintivos de todas as expedições.
Além disso construíram uma mesa por patrulha e participaram num atelier de cozinha saudável, em que aprenderam a fazer sopa de agrupamento.
Apesar da chuva intensa que caiu durante o dia de sábado, a atividade foi um sucesso e todos os objetivos foram cumpridos.
O domingo trouxe o bom tempo e foi iniciado na capela da Quinta do Escuteiro com a celebração da Fé, presidida pelo assistente regional, José Henrique. No final da celebração, por ter completado a totalidade do percurso educativo da II secção, foi entregue pela chefia e pelo guia de grupo, a distinção “Anilha de Mérito”, à exploradora Vitória Aguiar do 1336-Minde. No final, foi tempo de desmontar o campo e de proceder à limpeza do espaço utilizado pelo grupo.
Os cerca de 80 exploradores e mais de uma dezena de dirigentes que participaram com grande empenho, gostaram da atividade e prometeram repetir.
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.