Nos dias 26 e 27 de outubro irá acontecer, em Leiria, o Mercado Internacional.
Esta é uma atividade nacional do CNE, para os escuteiros de todas as secções. Esta consiste na promoção da dimensão internacional do escutismo, tentando sensibilizar para aquilo em que consiste “ser internacional”, o que existe fora do nosso país, o que podemos fazer nesses locais e o nosso lugar neste mundo, que se torna cada vez de mais fácil acesso.
Para tal, são divulgados projetos que foram levados a cabo por outras pessoas, escuteiros ou não, oportunidades internacionais que existem e, às quais, os escuteiros se podem candidatar, são feitos workshops relacionados com a dimensão internacional do escutismo e são abordadas as tradições de outros países, de modo dinâmico e interativo.
Este ano, o tema que nos leva até ao Mercado Internacional é o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua em que, curiosamente, também teve a presença de um escuteiro, na pessoa de Neil Armstrong.
Os cerca de 700 participantes vindos de todo o país, irão desenvolver as suas atividades por diversos espaços, nomeadamente no Museu de Leiria, Mimo, Jardim da Almuinha, Parque do avião e Estádio Municipal de Leiria.
Desta forma, pretende-se que todos os escuteiros que participem neste encontro, saiam com uma imagem diferente daquilo que é a dimensão internacional do escutismo e da sociedade, com uma motivação redobrada para realizarem atividades ou projetos internacionais e que, também, estejam mais atentos ao nosso mundo.