Escutismo de Leiria-Fátima apoia “Campanha Laço Azul”

Abril é designado o Mês da Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, sendo a Campanha do Laço Azul a face mais visível da iniciativa. Em Leiria, a campanha realiza-se pelo 8.º ano e, desde 2015, conta com a parceria do Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas.

Entre outras iniciativas, irá fazer-se a distribuição de laços azuis à população da cidade, oficinas no sobre esta temática, no dia 17, no Instituto Português da Juventude e Desporto de Leiria, e um seminário sobre o tema “A Voz no Silêncio do Mau Trato”, no dia 18, no Teatro José Lúcio da Silva.

O CNE de Leiria-Fátima participa nestas atividades e incentiva os agrupamentos de escuteiros da Região a abraçarem esta causa, através da elaboração e afixação, em local de destaque, de um laço em tamanho grande, acompanhado com a história do Laço Azul, bem como pelo uso de um laço azul no seu lenço escutista ou camisa.

A campanha terminará com um ‘peddy paper’, a realizar durante a manhã do dia 28 de abril. As equipas participantes vão ter oportunidade de conhecerem os locais onde funcionam os serviços que dão apoio às crianças e jovens em risco e também de tomarem conhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido na região.

 

2018-04-06 laco azul1

Campanha do Laço Azul

A Campanha do Laço Azul (ver: blueribbonproject.org) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade nas pessoas da sua comunidade. A história que contava aos que a interpelavam era trágica, sobre os maus-tratos que tinham causado a uma morte brutal ao seu neto e que continuavam a vitimar a sua neta.

E porquê azul? Por “ser uma cor bonita”, mas também porque lhe lembrava “os corpos batidos e cheios de nódoas” dos dois netos. O azul serviria, assim, como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

 

2018-04-06 laco azul2

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.