Abril é designado o Mês da Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, sendo a Campanha do Laço Azul a face mais visível da iniciativa. Em Leiria, a campanha realiza-se pelo 8.º ano e, desde 2015, conta com a parceria do Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas.
Entre outras iniciativas, irá fazer-se a distribuição de laços azuis à população da cidade, oficinas no sobre esta temática, no dia 17, no Instituto Português da Juventude e Desporto de Leiria, e um seminário sobre o tema “A Voz no Silêncio do Mau Trato”, no dia 18, no Teatro José Lúcio da Silva.
O CNE de Leiria-Fátima participa nestas atividades e incentiva os agrupamentos de escuteiros da Região a abraçarem esta causa, através da elaboração e afixação, em local de destaque, de um laço em tamanho grande, acompanhado com a história do Laço Azul, bem como pelo uso de um laço azul no seu lenço escutista ou camisa.
A campanha terminará com um ‘peddy paper’, a realizar durante a manhã do dia 28 de abril. As equipas participantes vão ter oportunidade de conhecerem os locais onde funcionam os serviços que dão apoio às crianças e jovens em risco e também de tomarem conhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido na região.
Campanha do Laço Azul
A Campanha do Laço Azul (ver: blueribbonproject.org) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade nas pessoas da sua comunidade. A história que contava aos que a interpelavam era trágica, sobre os maus-tratos que tinham causado a uma morte brutal ao seu neto e que continuavam a vitimar a sua neta.
E porquê azul? Por “ser uma cor bonita”, mas também porque lhe lembrava “os corpos batidos e cheios de nódoas” dos dois netos. O azul serviria, assim, como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.
A história de Bonnie Finney demonstra como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.