Na inauguração da exposição que resultou do concurso de artes plásticas promovido pelos escuteiros de Leiria, o chefe regional, Pedro Ascenso, e o Bispo diocesano, D. António Marto, lembraram a importância da divulgação do escutismo e da educação não formal. A exposição pode ser vista até 30 de janeiro.
Na cerimónia que inaugurou a exposição de artes plásticas, na Biblioteca Municipal de Leiria, no último sábado, 16 de janeiro, o chefe regional dos Escuteiros de Leiria, Pedro Ascenso, agradeceu o acolhimento da comunidade da Diocese de Leiria-Fátima e garantiu que é esse acolhimento que dá aos escuteiros a certeza de “estar a seguir a pista correcta”. A propósito do concurso de artes que deu origem a esta exposição, o chefe regional sublinhou a forma como o certame contribuiu para a divulgação do movimento na região.
Esteve também presente o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que destacou a missão educativa do escutismo: “O escutismo está a educar. Sabem o que educar significa? Tirar cá para fora! Tirar o melhor que há em cada um, fazê-lo crescer, florescer, tornar o mundo mais humano.”
O júri do concurso, composto pelo escultor Abílio Febra, o chefe de escuteiros Humberto Dias e o padre Armindo Janeiro, vai premiar obras feitas por alunos de escolas da Diocese, sobretudo escuteiros. Os trabalhos, alusivos à atividade escutista, estão agora expostos na Biblioteca Municipal. A vereadora da Câmara Municipal de Leiria Anabela Graça garantiu que “é uma honra receber os escuteiros na biblioteca”, convidando todos a visitar mais vezes aquele local.