Escutismo da Região de Leiria-Fátima tem novo corpo diretivo

Os chefes dos agrupamentos da Região e os Caminheiros decidiram que o chefe regional que substituirá Vítor Faria vai ser Pedro Nogueira.

O Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria-Fátima tem novos órgãos a dirigir os seus destinos. Nas eleições realizadas no dia 5 de março para a Junta Regional e o Conselho Fiscal e Jurisdicional do Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria-Fátima para o triénio 2023-2026, os chefes dos agrupamentos da Região e os Caminheiros decidiram que o chefe regional que substituirá Vítor Faria vai ser Pedro Nogueira.

Segundo nota divulgada após o escrutínio, a nova Junta Regional explicou que “não é a nossa lista que ganha, mas sim toda a Região que aposta no futuro do Escutismo como opção diferenciadora para as crianças e jovens”. Acrescentam ainda que esperam “estar à altura da confiança que foi depositada na nossa equipa” e deixam uma palavra de reconhecimento à lista adversária “pela partilha da audácia em contribuir para que a Região possa alargar ainda mais os horizontes do sonho”.

O chefe Pedro Nogueira entrou para o movimento em 1990 e é dirigente desde 1999. A sua 1º atividade foi o Acampamento da Curvachia, em 1991, e como como Escuteiro, diz que foi a melhor de todas. Como dirigente, gostou de participar no Jamboree Internacional da Tailândia em 2002/2003, de fazer parte da equipa que organizou o ACAREG 2004 e de todas as idas a Drave com o Clã. Como escuteiro, a secção mais marcante foi a IIª, porque foi a descoberta do Escutismo, porque foi a secção onde se pôde imaginar e viver aventuras. Já como dirigente é a IVª, porque é uma idade de grandes mudanças na vida dos Escuteiros e é a secção em que os Escuteiros são capazes de sonhar e realizar as suas atividades. Para Pedro Nogueira “ser escuteiro fez-me acreditar que é possível imaginar projetos e colocá-los em prática, que todos temos a capacidade de ter um papel interventivo e diferenciador nas diferentes comunidades onde estamos presentes, e com trabalho e persistência não existem impossíveis para podermos ter um mundo um pouco melhor e fazermos felizes os outros”.

Os restantes elementos que compõem os órgãos sociais são Pedro Ascenso (chefe regional adjunto), Lina Fernandes (secretária regional pedagógica), Rúben Dionísio (secretário regional da logística), Mariana Gonçalves (secretária Regional para a comunicação e imagem), Filipa Oliveira (secretária regional de ação local), Sofia Gualdino (secretária regional para a formação e recurso de adultos) e Carla Ribeiro (secretária regional para a gestão e administração financeira)

A tomada de posse destes novos órgãos regionais do Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria-Fátima será na quinta-feira, dia 23 de março, no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria. O evento começará às 21h00 com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas, seguindo-se a cerimónia de tomada de posse e um Porto de Honra.

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress