Escutismo: covid-19 recupera a memória do cerco de Mafeking e lança desafios semanais

Semanalmente são lançados desafios que pretendem essencialmente continuar a incentivar o espirito e união do bando/patrulha/Equipa/Tribo, ainda que longe uns dos outros, ainda que sem atividades “normais” assim como a utilização de algumas técnicas como, por exemplo, escrever mensagens em código e decifrar mensagens.

Inspirado na história do cerco de Mafeking, um momento histórico na vida militar do Fundador do Escutismo – Baden Powell, a Secretaria Nacional Pedagógica (SNP) lançou um imaginário a todas as secções com o objetivo de vivermos o Escutismo em casa nestes meses de isolamento social. À semelhança desse momento histórico vivido entre outubro de 1899 e maio de 1900, em que a Cidade de Mafeking, na África do Sul, esteve cercada pelo exército Bóer, os desafios lançados semanalmente pela SNP pretendem ensinar um pouco mais aos Lobitos e Escuteiros sobre a história do fundador e do Escutismo e sobretudo fazer a analogia desse cerco com a situação mundial que vivemos agora, cercados pela Pandemia do COVID 19. Há 120 atrás B.P., o seu exército e a população de Mafeking resistiu ao inimigo com bravura e coragem! Os meses de março a maio foram também os mais exigentes e os que definiram a valentia daqueles homens, mulheres, jovens e crianças e fizeram perceber a B.P. a importância dos mais novos na estratégia vencedora. A SNP lançou o desafio Mafeking a todas as secções com o lema “Agir localmente para Vencer Globalmente, Ficar em Casa a nossa Estratégia para a Ação.”

Semanalmente são lançados desafios que pretendem essencialmente continuar a incentivar o espirito e união do bando/patrulha/Equipa/Tribo, ainda que longe uns dos outros, ainda que sem atividades “normais” assim como a utilização de algumas técnicas como, por exemplo, escrever mensagens em código e decifrar mensagens.

O primeiro desafio pedia que inventassem um grito de guerra que mostrasse a coragem dos Lobitos e Escuteiros. Deveriam fazer um filme com a cara pintada como guerreiros prontos para dar luta ao vírus Covid 19 e um grito que mostrasse a coragem do espírito dos Lobitos e Escuteiros. E que gritos maravilhosos se fizeram ouvir!

Escutismo: covid-19 recupera a memória do cerco de Mafeking e lança desafios semanais

No segundo desafio foi dada uma missão em código que, depois de descodificada solicitava aos Bandos/Patrulhas/Equipas e Tribos que enviassem também uma mensagem codificada a um outro Bando/Patrulha/Equipa e Tribo que lhes foi indicado por e-mail e deveriam também partilhar nas redes sociais estas mensagens de esperança. Foram trocadas mensagens entre as secções dos Agrupamentos do CNE e, de norte a sul, de este a oeste, fez-se sentir esta onda de ânimo que dá sentido a Ser Escuteiro mesmo confinado a casa.

O terceiro desafio, a decorrer esta semana, de 27 de abril a 3 de maio, propõe fazer uma viseira como equipamento de proteção individual e outro objeto útil com materiais recicláveis que temos em casa. Os guerreiros preparam-se para continuar a lutar e para vencer este grande desafio, que é o Covid 19, com responsabilidade, respeito e vontade de servir! Objetivo – comemorar vitória a 17 de maio, tal como B.P fez em maio de 1900!

No agrupamento 682 – Fátima, as 4 secções aceitaram o Desafio de Mafeking e estão empenhados em continuar a Escuteirar, usando a tecnologia para a partilhar as suas novas vivências escutistas.

Da Alcateia ao Clã ouviram-se gritos que assustavam o inimigo mais feroz e as mensagens de esperança foram partilhadas com secções dos agrupamentos da nossa região e de outros pontos do país, tais como de Nogueiró, Carreira, Pousos, Terroso – Póvoa do Varzim, Boa Vista…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.