No âmbito das comemorações dos 90 anos do escutismo na Diocese, o fim de semana de 6 e 7 de junho será de especial intensidade, com um programa direcionado a escuteiros e não escuteiros.
Durante a manhã de sábado, decorre o Fórum “Educação Não Formal”, voltado para todos os educadores, incluindo catequistas e outros envolvidos em atividades pedagógicas fora da escola. Isabel Alçada, ex-ministra da educação, fará a abertura do fórum, seguindo-se as comunicações de António Barreto, Catarina Fialho, Clara Leão, Francisco Rosa, Helena Pedrosa, Joaquim Freitas, Nuno Lopes e Tiago Carrilho. A intervenção final e encerramento estará a cargo de João Costa, catedrático do Departamento de Linguística e diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade.
A decorrer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, visa a partilha de diversos “olhares e perspetivas”, em áreas como artes, desporto, escola, escutismo, família e lazer, etc. A participação é gratuita, mas pede-se inscrição prévia em www.leiria.cne-escutismo.pt/forum.
Nesse mesmo dia 6 de junho, das 15h00 às 19h00, os escuteiros andarão em jogos e atividades pela cidade, em que toda a população poderá participar, nomeadamente, famílias ou grupos de crianças e adolescentes da catequese. Basta aparecer na Praça do Papa à hora de início deste “Castel’à Escuta”, iniciativa que visa “divulgar a ação do CNE junto da comunidade de Leiria, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes dos escuteiros e comunidade em geral”.
Também a noite, no castelo de Leiria, estará aberta a todos os que desejarem participar na festa, com início marcado para as 21h00.
A manhã de domingo, 7 de junho, a partir das 10h00, será passada a erguer uma construção gigante na zona do Marachão: uma mesa feita com madeira trazida por todos os agrupamentos e montada em simultâneo por todos. Será aí servido o almoço partilhado, para o qual se convidam familiares, amigos e comunidade diocesana em geral, esperando-se a participação de cerca de 1500 pessoas.
Para os escuteiros, a atividade terminará nessa tarde de domingo, com a participação nas celebrações do Corpo de Deus, às 16h00, no Parque da Cidade (Parque do Avião), presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Recordamos que a primeira edição do “Castel’à Escuta” decorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2013, integrado na “Festa da Fé” da Diocese, em que as crianças inscritas na atividade “Na Pegada de Fé” tiveram a oportunidade de participar nos jogos que os agrupamentos de escuteiros dinamizaram no castelo de Leiria.