No sábado dia 19 de setembro, teve lugar no salão paroquial de Carvide mais um Conselho Regional dos escuteiros de Leiria-Fátima. Este ano, a realização deste momento esteve condicionada pela pandemia, o que obrigou ao cumprimento de estritas normas de segurança como a reserva de lugares, o distanciamento físico, o uso da máscara e observância da restante etiqueta respiratória.
Marcaram presença no conselho representantes de 30 dos 34 agrupamentos da região de Leiria-Fátima, entre caminheiros (jovens dos 18 aos 22) e dirigentes.
Neste que foi o primeiro Conselho Regional para as equipas regionais que tomaram posse no passado mês de julho, aprovou-se não só o plano e orçamento anuais, como também o plano para o próximo triénio, correspondendo ao período em que estas novas equipas manter-se-ão em funções. Foram também votadas várias propostas relativas a alterações pontuais de atividades, motivadas pelo contexto da pandemia.
Com o começo deste ano marca-se, com efeito, o princípio de um novo triénio regido pelo mote “Em Pista… No Sonhar, …No Trilhar e …No Desafiar”. Trata-se de um desafio de caminhada, de se arriscar e de se deixar guiar por Jesus, lançado aos 34 agrupamentos da região, que este ano celebra 95 anos. Ao longo dos três anos três personagens irão guiar a reflexão – Carlos Acutis, Pe. Jacques Sévin e S. Nuno de Santa Maria.
É certo que os próximos tempos encerram muitas incertezas, porém o Escutismo continuará a cumprir o seu papel na formação de crianças e jovens, de braços dados com a Igreja diocesana.