Uma “peregrinação especial” foi o grande desafio que iniciámos no sábado, 6 de março. Unidos em agrupamento, até à Páscoa, vamos caminhar virtualmente a Santiago de Compostela.
Neste Ano Jacobeu, muitos de nós gostaríamos de colocar os pés ao caminho e partir em direção ao túmulo do apóstolo S. Tiago. No entanto, como não é possível fisicamente, lançámos o desafio aos nossos escuteiros de, em família e de forma virtual, durante o mês de março, ir seguindo o caminho francês.

Para isso, todas as caminhadas na nossa área de residência vão contar. No site do agrupamento, cada escuteiro é convidado a registar os kms percorridos em cada dia, ao fim do qual somamos todos os quilómetros, criando assim um espírito de grupo nesta caminhada.
O percurso feito diariamente vai sendo revelado com uma nova etapa alcançada. Com base no relato real de uma peregrinação pelo caminho francês, podemos ir vivendo as histórias e os momentos diários de tão longa caminhada.
Esta é uma oportunidade que proporcionará também aos escuteiros e suas famílias percorrerem um caminho mais interior e espiritual. Para isso, todos os dias é proposta, no site, uma reflexão que pode ir desde um pequeno texto ou um podcast, a um Evangelho ou até mesmo uma música ou desafio.
“Estou Alegre!”. Foi assim que começou a reflexão do primeiro dia deste grande desafio. Com alegria, uma característica de qualquer escuteiro, fomos convidados a refletir sobre a importância de cada passo na nossa vida e na dos outros.
E com “O Essencial!”, fomos convidados a deixar para trás o que nos impede de ser bons escuteiros e bons cristãos, para mais livremente podermos avançar na grande peregrinação que é a nossa vida. Acompanhados e encorajados por Cristo e sempre disponíveis para testemunhar o amor e o serviço como parte da nossa missão, vamos peregrinar desta forma tão especial durante o tempo da Quaresma e simbolicamente até Santiago de Compostela!
De facto, só com o essencial na mochila chegaremos à meta, com a certeza de que não trilhamos o caminho sozinhos e de braços abertos para acolher todos aqueles que a nós se queiram juntar….
Pode acompanhar esta “peregrinação virtual” no site do Agrupamento: https://1198.escutismo.pt/caminho
Escrito por Cláudia Silva e Gonçalo Marques (dirigentes do Agrup. 1198 de Santo Agostinho – Leiria)