Escuteiros de Santo Agostinho criaram “civilização sobrevivente”

O Agrupamento de Escuteiros 1198 Santo Agostinho, da paróquia de Leiria, viveu mais uma grande atividade, nos últimos dias 25 a 28 de junho. O “Acagrup” junta, de 2 em 2 anos, todas as secções do agrupamento.

Sendo preparada por todos ao longo do ano, desde a criação do imaginário até à realização do mesmo, “A civilização sobrevivente” foi o imaginário escolhido para esta aventura, onde cada secção representou uma civilização. Os lobitos os Egípcios, os exploradores os Índios, os pioneiros os Vikings e os caminheiros os Romanos. “Num cenário pós-apocalíptico”, cada um destes povos viu o seu habitat completamente destruído e foi à procura de “um sítio habitável e propício à sua fixação”. O rumo comum foi a Atouguia da Baleia.

No sítio da paróquia de Leiria, Cláudia Silva, chefe do Agrupamento, conta como foi:

“0 1.º dia, o Êxodo, a fuga das civilizações em busca de um habitat melhor, a viagem até ao local da atividade, a montagem de campo e as apresentações das varias civilizações, desde os costumes, a gastronomia, até aos hinos e trajes.

O 2.º dia, a Terra prometida, em que juntos partimos à descoberta do local que nos acolhia, fazendo vários jogos ao longo da vila da Atouguia, o que nos proporcionou um melhor conhecimento da mesma. Fizemos canoagem na barragem, terminando o dia com a celebração da Eucaristia em campo, presidida pelo nosso assistente.

O 3.º dia, o Gaudium, a alegria da descoberta e da aventura, com um belo passeio de barco até à ilha das Berlengas.

O 4º dia, o Renascer, onde percebemos que juntos somos mais fortes e que o que nos unia ali era o mesmo objectivo, não fazendo mais sentido a existência de 4 civilizações, mas de uma só.

E assim terminou mais uma atividade de agrupamento e com ela mais um ano escutista, onde decerto saímos todos mais ricos com as experiências que fomos vivendo e partilhando nesta grande família que somos!”

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.