Escuteiros de Leiria “testam” caminhos para Fátima

Como habitual, a Junta Regional de Leiria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) junta-se a toda a Diocese em mais uma Peregrinação ao Santuário de Fátima, neste fim-de-semana de 12 e 13 de março. Mas, este ano, com uma proposta de novidade.

Nesta 85.ª Peregrinação Diocesana a Fátima, o CNE de Leiria lança uma proposta aos escuteiros do país e do mundo, extensível a todos os peregrinos de Fátima. Chama-se “Maria’s Way” [Caminho de Maria] e consiste numa proposta de percursos identificados, mapeados e com sugestões de oração e reflexão centrados na Mensagem de Fátima, adequadas ao caminho.

Em nota enviada à imprensa, João Francisco Gomes explica como funciona: “As cinco áreas pedagógicas (conjuntos de agrupamentos da Região) – Norte, Nordeste, Centro, Sudeste e Sul –, foram desafiadas a criar um itinerário desde um local escolhido próximo da sua área e o Santuário de Fátima, percursos estes que vão desde os cerca de 45 aos 20 quilómetros. A criação do itinerário passa, não só pela definição do percurso, mas também pela criação de dinâmicas que permitam, ao longo do caminho, viver os marcos principais da Mensagem de Fátima, através da disponibilização de subsídios documentais e experimentais que podem ser explorados pelos grupos de peregrinos. Além disso, há uma série de propostas de oração, reflexão, atividades, enriquecimento cultural, visitas, e outras indicações relevantes para os diversos caminhos.”

Os interessados em experimentar um destes itinerários têm à disposição indicações práticas, como locais de dormida, refeições, etc. Há ainda indicações de transportes públicos para chegar a cada um dos vários pontos de início.

“Estes percursos serão postos à prova no próximo sábado, de forma a perceber quais as possibilidades de cada itinerário, e quais os melhoramentos a efetuar”, refere o responsável do gabinete de imprensa do CNE de Leiria, indicando que “o objetivo é que os caminhos estejam prontos a serem utilizados para a comemoração do centenário, durante todo o ano de 2017”.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.