Nos passados dias 20 a 22 de outubro, realizou-se o 60.º JOTA (“Jamboree on the air – Jamboree no ar) e o 21.º JOTI (“Jamboree on the internet” – Jamboree na internet), uma atividade mundial que visa a comunicação entre escuteiros de todos os cantos do mundo, via rádio e via internet.
Em Portugal, no presente ano, a base nacional do JOTA / JOTI esteve sediada na Quarteira, região do Algarve. Na região de Leiria-Fátima, encontrava-se uma estação de rádio e de computadores em Monte Real. Com a colaboração e organização da FNA – Fraternidade Nuno Álvares e dos agrupamentos da Marinha Grande e de Monte Real, participaram escuteiros de vários agrupamentos do CNE, da região de Leiria-Fátima e um grupo de escoteiros da AEP, que puderam comunicar com escuteiros do outro lado do mundo, à distância de uma onda rádio ou de um clique.
António Cardoso, membro da FNA, conheceu o mundo do radioamadorismo no ano de 1973, tendo adquirido a licença de radioamador no ano seguinte. Desde então, colabora no JOTA e permite que os escuteiros comuniquem por esta forma, pouco comum nos dias de hoje. Refere que “este tipo de atividade fornece valências importantes aos escuteiros que nela participam”, acrescentando ainda que tem amigos e contactos de longa data, nacionais e internacionais, “que se conheceram neste meio e que todos os anos contactam por esta altura”.
Envolvendo mais de 150 países, os escuteiros têm a oportunidade de partilhar experiências a nível nacional e internacional “sem saírem da sua comunidade e levando consigo contactos dos seus semelhantes, que de outra forma seriam mais difíceis de adquirir”, afirma.
Junta Regional de Leiria-Fátima