Escuteiros, Cáritas e catequeses unem campanhas natalícias

A Cáritas Diocesana, o Serviço de Catequese e a Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas vão promover uma manifestação pública da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” e a celebração da “Luz da Paz de Belém”, no próximo dia 18 de dezembro.

A iniciativa conjunta terá início pelas 21h00, na Sé de Leiria, com a chegada da “Luz da Paz de Belém” e uma celebração da Palavra, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. Na celebração, essa “luz da paz” será espalhada por todos os presentes, para que a levem para as suas casas e comunidades.

A tradição da “Luz da Paz de Belém” foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos, uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da Igreja da Natividade, em Belém, e a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena essa chama é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Esta iniciativa tem sido muito difundida pelos escuteiros e chega, atualmente, a cerca de 35 países.

Na Diocese de Leiria-Fátima, além dos escuteiros, também a Cáritas e outros grupos caritativos se associam, no âmbito do programa “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, bem como todas as paróquias e grupos de catequese que, este ano, na campanha para o Advento e o Natal, têm também a proposta de levar esta Luz para suas casas.

A operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar todos os cidadãos a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais. A edição nacional deste ano arrancou publicamente, por ocasião do 1.º Dia Mundial dos Pobres, no passado dia 19 de novembro, com a participação de várias organizações católicas e personalidades públicas.

Uma das propostas mais emblemáticas desta iniciativa é a compra de uma vela, por um euro, que deverá ser acesa na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e colocada à janela de casa. As velas estão à venda na Cárita Diocesana e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associam. Este ano, 65% do total de verbas recolhidas vai reverter para as famílias carenciadas apoiadas por cada Cáritas Diocesana e os restantes 35% serão para apoiar as vítimas dos incêndios que assolaram o nosso país.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.