Escuteiros, Cáritas e catequeses unem campanhas natalícias

A Cáritas Diocesana, o Serviço de Catequese e a Junta Regional de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas vão promover uma manifestação pública da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” e a celebração da “Luz da Paz de Belém”, no próximo dia 18 de dezembro.

A iniciativa conjunta terá início pelas 21h00, na Sé de Leiria, com a chegada da “Luz da Paz de Belém” e uma celebração da Palavra, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. Na celebração, essa “luz da paz” será espalhada por todos os presentes, para que a levem para as suas casas e comunidades.

A tradição da “Luz da Paz de Belém” foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos, uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da Igreja da Natividade, em Belém, e a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena essa chama é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Esta iniciativa tem sido muito difundida pelos escuteiros e chega, atualmente, a cerca de 35 países.

Na Diocese de Leiria-Fátima, além dos escuteiros, também a Cáritas e outros grupos caritativos se associam, no âmbito do programa “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, bem como todas as paróquias e grupos de catequese que, este ano, na campanha para o Advento e o Natal, têm também a proposta de levar esta Luz para suas casas.

A operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar todos os cidadãos a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais. A edição nacional deste ano arrancou publicamente, por ocasião do 1.º Dia Mundial dos Pobres, no passado dia 19 de novembro, com a participação de várias organizações católicas e personalidades públicas.

Uma das propostas mais emblemáticas desta iniciativa é a compra de uma vela, por um euro, que deverá ser acesa na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e colocada à janela de casa. As velas estão à venda na Cárita Diocesana e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associam. Este ano, 65% do total de verbas recolhidas vai reverter para as famílias carenciadas apoiadas por cada Cáritas Diocesana e os restantes 35% serão para apoiar as vítimas dos incêndios que assolaram o nosso país.

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress