O Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria associou-se às comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos de Fátima, através de uma instalação cenográfica instalada na “loja” da Casa do Cabido da Sé de Leiria, na Rua de Alcobaça.
Durante todo o ano destas comemorações, estará patente neste espaço concebido pela Junta Regional de Leiria e construído com o apoio do Santuário de Fátima, pretendendo assinalar uma presença da efeméride na cidade de Leiria, sede da Diocese de Leiria-Fátima.
O espaço tem por objetivo informar o público em geral das diversas iniciativas religiosas e culturais promovidas pelo Santuário de Fátima, mas também divulgar o projeto “Maria´s Way”, uma proposta da Região de Leiria para todo o CNE e comunidade em geral. A instalação cenográfica desafia o transeunte que passa por este itinerário pedestre da cidade de Leiria a “espreitar” a enigmática montra que vai revelando de forma gradual o seu interior e conteúdo à medida que se aproxima das vitrinas. O que vemos não é mais do que um cenário para ver do lado de fora, espaço para ser observado, mas também para ser interpretado consoante a maior ou menor proximidade à fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima.
O espaço pretende ser uma alegoria de como seria hoje, como há 100 anos, a imagem da romaria à Cova da Iria, de onde surgiam os relatos de três crianças sobre uma “Senhora mais brilhante que o Sol” e que aparecia aos pequenos nos dias 13 dos meses daquele ano de 1917. Hoje, milhares de peregrinos de todo o mundo percorrem caminhos e veredas em direção ao Santuário, para descobrirem o “tesouro” da Mensagem de Fátima. Há 100 anos, como hoje, Fátima apela a todos quantos acreditam a peregrinar e a rezar ao “seu Imaculado Coração”, para que este os conduza até Deus.