Escuteiro de Leiria-Fátima em formação na RTP

Na edição deste ano do encontro nacional de comunicação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), os participantes estão a aprender com os profissionais da televisão como melhorar a comunicação.

Quantos de nós temos curiosidade em visitar os bastidores de uma televisão? Entender o que está por detrás das câmaras que diariamente nos transmitem o mundo nas nossas casas? #com4SCOUTS foi a resposta a estas questões aos muitos escuteiros que participaram nesta formação.

As instalações da RTP, em Lisboa, acolheram nos passados dias 19 e 20 a atividade #com4SCOUTS, destinada a escuteiros que estejam envolvidos na comunicação, local ou nacional, do CNE.

Há cerca de ano e meio que estou envolvido no Departamento Regional de Comunicação Externa. Nunca tinha estado envolvido na área da comunicação, pelo que só pela experiência os conhecimentos me têm chegado. Esta formação foi muito importante na medida em que há sempre aqueles pormenores que escapam. Por não ser da área do jornalismo, há sempre uma falta de sensibilidade para certos aspetos.

Com o conhecimento dos funcionários da RTP, consegui abrir os olhos para a complexidade que é a produção de uma reportagem, desde os planos de câmara às perguntas que se colocam. As redes sociais e a imprensa estiveram igualmente presentes na formação, pelo que em dois dias se abordaram as mais variadas ferramentas de comunicação.

À boa maneira escutista do “aprender fazendo”, simulámos reportagens e diretos. No final, todos ficámos mais ricos e regressámos às nossas regiões com a confiança para comunicar com mais qualidade aquilo que se faz de melhor no nosso movimento.

Luís Henrique Tavares

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.