Mais de 3000 alunos participaram, no passado dia 5 de outubro, na campanha “Partilhar é… urgente”, promovida pela Associação Portuguesa das Escolas Católicas.
Contando com a parceria da Cáritas Portuguesa e do Secretariado Nacional de Educação Cristã, aderiram a esta iniciativa 55 escolas católicas de todo o País, que recolheram géneros alimentícios em diversos estabelecimentos comerciais, incluindo pequenas superfícies, localizados nas suas zonas de influência.
De entre os objetivos desta ação, destaca-se a sensibilização das comunidades educativas e das populações locais para os valores cristãos, através da partilha fraterna de bens e da sustentabilidade do comércio local.
Os donativos serão entregues posteriormente à Cáritas ou a instituições escolhidas pelas escolas.
Na diocese de Leiria-Fátima, os donativos recolhidos serão entregues ao Centro de Acolhimento de Leiria. Jorge Cotovio, secretário da APEC, revelou à Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, que esta campanha, num “momento de muita crise”, quer ter um rosto e uma ação “junto das pessoas que sofrem”. “Não estamos aqui para os de fora, estamos também a apoiar muitas famílias das Escolas Católicas que passam necessidade”. Sobre os resultados dessa campanha interna, Jorge Cotovio informou “que ainda se estão a recolher todos os dados da ação, de forma a apresentar números mais concretos”. Uma ação deste tipo não é uma novidade, “uma vez que todas as Escolas Católicas tem ações de solidariedade”, sobretudo “nos momentos marcantes do calendário escolar, como sejam o Natal ou a Páscoa”. De acordo com Jorge Cotovio, a “crise que vivemos fez disparar o número de pedidos de apoio social escolar nestas instituições de ensino”.