Escolas católicas mobilizam comunidade

Mais de 3000 alunos participaram, no passado dia 5 de outubro, na campanha “Partilhar é… urgente”, promovida pela Associação Portuguesa das Escolas Católicas.

Contando com a parceria da Cáritas Portuguesa e do Secretariado Nacional de Educação Cristã, aderiram a esta iniciativa 55 escolas católicas de todo o País, que recolheram géneros alimentícios em diversos estabelecimentos comerciais, incluindo pequenas superfícies, localizados nas suas zonas de influência.

De entre os objetivos desta ação, destaca-se a sensibilização das comunidades educativas e das populações locais para os valores cristãos, através da partilha fraterna de bens e da sustentabilidade do comércio local.

Os donativos serão entregues posteriormente à Cáritas ou a instituições escolhidas pelas escolas.

Na diocese de Leiria-Fátima, os donativos recolhidos serão entregues ao Centro de Acolhimento de Leiria. Jorge Cotovio, secretário da APEC, revelou à Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, que esta campanha, num “momento de muita crise”, quer ter um rosto e uma ação “junto das pessoas que sofrem”. “Não estamos aqui para os de fora, estamos também a apoiar muitas famílias das Escolas Católicas que passam necessidade”. Sobre os resultados dessa campanha interna, Jorge Cotovio informou “que ainda se estão a recolher todos os dados da ação, de forma a apresentar números mais concretos”. Uma ação deste tipo não é uma novidade, “uma vez que todas as Escolas Católicas tem ações de solidariedade”, sobretudo “nos momentos marcantes do calendário escolar, como sejam o Natal ou a Páscoa”. De acordo com Jorge Cotovio, a “crise que vivemos fez disparar o número de pedidos de apoio social escolar nestas instituições de ensino”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.