Escolas católicas organizam “III Passeio Viva a Primavera”

No passado dia 18 de março, as escolas católicas de Leiria – Escola de Formação Social de Leiria, Colégio de Nossa Senhora de Fátima e Colégio Conciliar de Maria Imaculada – organizaram a 3.ª edição do passeio de bicicleta “Viva a Primavera”, ao longo do rio Lis, até à Ortigosa, numa jornada pautada pelo contacto com a natureza, a aventura e o convívio, sob a inspiração da Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco.

Como habitual, o evento iniciou-se no estádio municipal, com a cerimónia da bênção dos “ciclistas”, em plena pista, presidida pelo padre Gonçalo Dinis, pároco de Leiria e responsável diocesano das escolas católicas. Depois de um momento musical, proporcionado pelos alunos do Curso Profissional de Música da Escola de Formação Social de Leiria, seguiu-se um gesto de solidariedade, que constou da entrega do valor das inscrições ao Centro de Acolhimento de Leiria (CAL) – mais de uma centena de latas de atum, entregues ao pároco de Leiria e também diretor do CAL.

Este ano, o tempo voltou a ajudar. Depois e uma manhã chuvosa, antevia-se uma tarde difícil. Mas acabou por ser uma tarde excelente para a prática do ciclismo, onde as poças de água ou a lama que se iam encontrando foram um desafio constante, sobretudo à “malta nova”.

Participaram no passeio cerca 130 pessoas, maioritariamente alunos, mas também diversos pais e mães, quer de bicicleta quer nos carros de apoio. E para enriquecer o evento, tivemos também a participação de três ciclistas adaptados, o José Castanheira, o Telmo Pina e o Carlos Santos Carlos, todos detentores de uma série de títulos nacionais e internacionais, que, com o seu testemunho, nos mostraram como se pode “vencer”, mau grado as limitações físicas e as adversidades da vida.

Desta forma, esta iniciativa revelou-se, mais uma vez, um sucesso, aproximando gerações, integrando pessoas portadoras de deficiência e aproximando as três escolas católicas da cidade de Leiria, diferentes no carisma mas unidas pela identidade que lhes é comum.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress