Escola Razões da Esperança concluiu ano lectivo

No encerramento do ano lectivo da Escola diocesana Razões da Esperança (EDRE), na terça-feira, 2 de junho, D. António Marto felicitou os alunos por buscarem “uma fé viva, alegre, esperançosa e irradiante”.

Na homilia da missa, exortou a formar bem a própria consciência de modo a não se deixar corromper neste mundo difícil e a testemunhar a sua fé na maneira de viver.
O Presente Leiria-Fátima falou com o reponsável da EDRE e alunos, que nos fizeram uma avaliação do ano letivo que agora terminou. Entretanto, já foi divulgado o programa curricular para o próximo ano.

Segundo dados do Centro de Formação e Cultura (CFC), que coordena a EDRE, esta escola iniciou o ano letivo 2014/2015 com 188 inscrições. Numa formação que disponibiliza um certificação da avaliação, a percentagem de alunos que se submeteu a exame oscilou entre 25 a 30%, dependendo das disciplinas lecionadas, informou aquele serviço diocesano. Em relação aos dados apresentados, o diretor do CFC, Pedro Valinho, considera que, apesar e nos últimos anos se ter registado um decréscimo de alunos inscritos, o número continua a ser “bastante significativo”, numa realidade que se apresenta como um “desafio” para a EDRE, “para que se dinamize, chegue às pessoas, e continue a oferecer um aprofundamento válido das razões da nossa esperança”.

Um espírito de missão para um compromisso ecelsial

Do ano letivo que terminou, Pedro Valinho faz um balanço positivo. “As ofertas formativas, e particularmente as disciplinas complementares, foram escolhidas em linha com o tema pastoral do ano, para que também na EDRE nos sentíssemos Igreja Diocesana a caminho.” Recordando o facto dos alunos da Escola serem, na sua grande maioria, agentes de pastoral ativos na Diocese, que procuram aprofundar os fundamentos da sua fé “num claro espírito de missão, no sentido de capacitar o seu compromisso eclesial”, o responsável fala de uma escola que “respira um espírito eclesial muito forte”, que congrega muitos dos rostos da pastoral e é “expressão do compromisso assumido por tantos cristãos no serviço generoso aos irmãos”.

O que dizem os alunos?

De entre os alunos contactados pelo PRESENTE, a avaliação do ano lectivo que agora terminou é igualmente positiva, sublinhando o conhecimento adquirido e o contacto com outros agentes pastorais como os aspetos mais relevantes.
Raquel Vinagreiro frequenta a EDRE há dois anos e fala de uma experiência “gratificante”. Natural da paróquia do Juncal, onde é catequista do 3.ºano, Raquel frequentou, pelo segundo ano, a EDRE e já tomou a decisão de se inscrever no próximo ano letivo, embora ainda não não tenha decidido que disciplina irá frequentar. “A escola ajuda a dar catequese e torna-se muito gratificante poder transmitir o conhecimento que adquirimos às crianças. Para além disso, temos ali uma oportunidade de trocar ideias acerca de atividades para a catequese com outros catequistas.”

A oferta para 2014/2015

Raquel Vinagreiro, assim como todos os interessados na proposta formativa da EDRE têm até ao dia 29 de setembro para tomarem uma decisão. Para esse dia, está já agendada a abertura da escola, numa Missa presidida por D. António Marto, às 21h00, no Seminário Diocesano. No final da celebração, os interessados poderão realizar a sua inscrição nas disciplinas propostas para o 1.º semestre do curso básico dos fundamentos da fé cristã da EDRE. A saber: “Cristo, Deus e Homem”, lecionada pelo padre Manuel Henrique e “Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe”, ministrada pelo monsenhor Luciano Guerra, ambas em aulas a decorrer às terças-feiras, quinzenalmente, das 21h00 às 21h50, no Seminário Diocesano. Na segunda hora, cada serviço de pastoral dinamizará as suas ofertas formativas especificas. Também na segunda hora, o Centro de Cultura e Formação Cristã iniciará uma nova oferta formativa, direcionada a todos os interessados em aprofundar a sua vida espiritual: a Escola de Oração, que será um espaço teórico-prático sobre a oração.
Mais informações na página de internet do CFC ou através dos contatos 244 103 816, 918 022 575 ou cfcleiria@gmail.com.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.