A Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira vai estar em festa com o lançamento da biografia do seu fundador e primeiro director, numa cerimónia que terá lugar na tarde de 22 de junho.
A obra é da autoria de Pedro Moniz, que leu parte do legado literário de Monsenhor Galamba e contactou familiares, amigos e estudiosos deste «homem à frente do seu tempo». Para a edição, o autor voltou a escolher a chancela Hora de Ler, dirigida por Carlos Fernandes.
Natural de Leiria, José Galamba de Oliveira (1903-1984) foi recordado por D. Alberto Cosme do Amaral, no seu funeral, como «um gigante». E, sem exagero, a sua vida, obra e pensamento continuam a ser eloquentes.
Com uma prosa encantadora, salpicada de poesia e sínteses profundas, foi autor de diversos livros e inúmeros textos jornalísticos. Fundador e primeiro director de publicações como A Voz do Domingo e Fátima 50, foi um dos maiores estudiosos da história de Fátima, com vasta bibliografia dedicada ao tema. Manteve contacto próximo com a Irmã Lúcia e divulgou o acontecimento da Cova da Iria além-fronteiras.
A cerimónia de lançamento terá início às 16h00, nas instalações da escola, situadas na Quinta do Amparo, em Marrazes (Leiria).
A apresentação da obra estará a cargo do Dr. José de Sousa Dias, sobrinho do biografado. A animação musical será assegurada pelo professor Luís Emanuel Silva, acompanhado por alunos da disciplina de Expressão Musical da instituição.
No final da sessão, haverá um momento de confraternização com a oferta de um pequeno beberete. Será uma ocasião de encontros e recordações entre antigos e actuais estudantes, professores e colaboradores deste projecto educativo iniciado em 1956 com a criação da Escola de Formação Social Rural de Leiria.