Equipas de Nossa Senhora promoveram Jornada da Família

Cerca de 50 casais participaram no Encontro de Equipas Mistas (vindos de diferentes equipas de base) do Movimento das Equipas de Nossa Senhora da diocese de Leiria-Fátima, no passado dia 18 de janeiro, sob o tema “O Dom e o Desafio de Viver em Família”.

Segundo um testemunho enviado pelo casal Arminda e Paulo Filipe, foi “uma excelente tarde de reflexão e partilha, onde o mais importante foi a participação das famílias, muitas delas acompanhadas pelos filhos”, de acordo com o desafio lançado por D. António Marto na sua Carta Pastoral para este biénio.

O encontro foi o culminar de um trabalho de preparação feito durante o mês de dezembro, em casal, em família e em equipa. A partilha dessa reflexão prévia sobre os dons e desafios da família, em grupos, foi antecedida pela mostra de um pequeno filme da fábula “Os Ouriços”, cuja mensagem é que “o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e a admirar as suas qualidades”. E também as crianças, adolescentes e jovens presentes trabalharam em grupos sobre o mesmo tema.

No plenário, partilharam-se as conclusões: “Na sua simplicidade, as crianças disseram que é bom ter uma família com amor e em paz; os adolescentes afirmaram que na família é preciso adaptarmo-nos e respeitarmo-nos para sermos felizes; os jovens salientaram que a família é sem dúvida a célula da sociedade; e os casais destacaram como valores e dons da família o amor, o perdão, o diálogo, a oração, a compreensão, o respeito, a presença, a paciência, a transmissão da fé aos filhos, entre muitos outros”, conta este casal participante, referindo que “foi unânime a conclusão de que é muito importante que haja mais iniciativas deste género e que a família possa fazer mais atividades em conjunto”.

Na Eucaristia, todos agradeceram “esta tarde muito enriquecedora” e foi lembrado o padre Albino Carreira, amigo e conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora, falecido no início deste ano. No final, um lanche de convívio serviu para confirmar “o entusiasmo e ânimo em todos os presentes”.

Citando o padre Jorge Guarda, que acompanhou e participou em parte do encontro, o casal Arminda e Paulo sublinha o voto de que este ânimo “seja combustível para o amor e a doação mútua de todos os dias vividos em família”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.