Cerca de 50 casais participaram no Encontro de Equipas Mistas (vindos de diferentes equipas de base) do Movimento das Equipas de Nossa Senhora da diocese de Leiria-Fátima, no passado dia 18 de janeiro, sob o tema “O Dom e o Desafio de Viver em Família”.
Segundo um testemunho enviado pelo casal Arminda e Paulo Filipe, foi “uma excelente tarde de reflexão e partilha, onde o mais importante foi a participação das famílias, muitas delas acompanhadas pelos filhos”, de acordo com o desafio lançado por D. António Marto na sua Carta Pastoral para este biénio.
O encontro foi o culminar de um trabalho de preparação feito durante o mês de dezembro, em casal, em família e em equipa. A partilha dessa reflexão prévia sobre os dons e desafios da família, em grupos, foi antecedida pela mostra de um pequeno filme da fábula “Os Ouriços”, cuja mensagem é que “o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e a admirar as suas qualidades”. E também as crianças, adolescentes e jovens presentes trabalharam em grupos sobre o mesmo tema.
No plenário, partilharam-se as conclusões: “Na sua simplicidade, as crianças disseram que é bom ter uma família com amor e em paz; os adolescentes afirmaram que na família é preciso adaptarmo-nos e respeitarmo-nos para sermos felizes; os jovens salientaram que a família é sem dúvida a célula da sociedade; e os casais destacaram como valores e dons da família o amor, o perdão, o diálogo, a oração, a compreensão, o respeito, a presença, a paciência, a transmissão da fé aos filhos, entre muitos outros”, conta este casal participante, referindo que “foi unânime a conclusão de que é muito importante que haja mais iniciativas deste género e que a família possa fazer mais atividades em conjunto”.
Na Eucaristia, todos agradeceram “esta tarde muito enriquecedora” e foi lembrado o padre Albino Carreira, amigo e conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora, falecido no início deste ano. No final, um lanche de convívio serviu para confirmar “o entusiasmo e ânimo em todos os presentes”.
Citando o padre Jorge Guarda, que acompanhou e participou em parte do encontro, o casal Arminda e Paulo sublinha o voto de que este ânimo “seja combustível para o amor e a doação mútua de todos os dias vividos em família”.