No dia 7 de novembro, ocorreu a primeira formação para a equipa da “Quinta do Escuteiro – Centro Escutista de Excelência” (QE), situado na Batalha.
A formação, além da gestão e manutenção do espaço físico da QE, é uma das responsabilidades do DRQE – Departamento Regional da Quinta do Escuteiro. Nesta formação, apresentou-se a nova equipa que será responsável pela QE durante os próximos três anos. Os seus elementos são: Daniela Casimiro, chefe do departamento; João Ferreira, adjunto; Maria Oliveira, responsável pedagógica; Joana Monteiro, responsável da equipa de acolhimento; Eduarda Mendes, responsável da comunicação; Jorge Cerejo, das relações externas; e nas infraestruturas e manutenção estará Filipe Cardoso, Bruno Góis e Luís Jorge. Para fazer a ligação da DRQE à Junta Regional de Leiria-Fátima, estará o chefe Iga Crespo, Secretário Regional para o Património e Recursos.
A formação, inicialmente preparada para se realizar presencialmente, foi alterada para online em virtude do estado de risco à covid, a que os concelhos de alguns dos intervenientes estavam sujeitos. À equipa responsável pelo acolhimento e manutenção, foram apresentadas todas as áreas de atuação da QE, bem como os planos que, a curto e médio prazo, se focalizam de um modo particular, na obtenção da certificação mundial Scenes, atribuída a Centros de Excelência para a Natureza, Ambiente e Sustentabilidade.
A formação contou também com um elemento surpresa: um Workshop sobre “Inteligência Emocional” , apresentado por Juliana Viegas Carvalho, formadora da Unlimited Future. Esta apresentação foi bastante positiva para a formação individual e também para a criação de responsabilidade colectiva, segundo os presentes. A DRQE agradece aos elementos da equipa de acolhimento por continuarem a ter uma forte atitude de serviço, colaborando continuamente no desenvolvimento deste grande projeto da região Escutista de Leiria-Fátima: a Quinta do Escuteiro.