Envio para a “Missão Alentejo 2017”

Decorreu no sábado 8 de julho o envio da equipa que irá participar este ano na Missão do Alentejo. Após vários meses de preparação, a iniciativa decorrerá entre os dias 21 e 30 de julho, na região de Nisa, percorrendo as aldeias de Tolosa, Arez e Amieira.

Durante aquele dia, a equipa esteve em retiro espiritual, na casa das Religiosas da Instrução Cristã, presidido pelo padre Joaquim Domingos Luís, procurando “reforçar a mensagem que será levada aos irmãos do Alentejo”. Foi ocasião para partilha, oração, reflexão e convívio, com estudo aprofundado de alguns excertos da Bíblia e da exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, onde o Papa Francisco adverte para a necessidade de evangelizar sem medo, com alegria e total espírito de entrega e ousadia. Também Maria foi apontada como exemplo desta forma de evangelização, através da fé, da ternura e do afeto, pois a Mensagem de Fátima fará parte da divulgação a fazer no Alentejo, no âmbito do centenário das Aparições.

O dia terminou com a Missa de envio, na Comunidade Pastoral de São Romão, seguindo-se um jantar convívio na casa das irmãs.

 

2017-07-19 janela1

Missão a crescer!

Os trabalhos continuam em várias frentes na missão da Donga. Além da formação dos catequistas e jovens, do acompanhamento aos doentes e dos restantes trabalhos pastorais, também as estruturas físicas vão sendo aumentadas, como foi o caso, durante o mês passado, da montagem da estrutura para o telhado do BTC.

A equipa esteve reforçada com jovens médicos e uma nutricionista, que deram uma grande contribuição no atendimento aos doentes e no aconselhamento nos hábitos alimentares. Foi uma mais-valia no apoio à Pastoral da Criança, de forma a ajudar o povo a compreender a importância de uma boa alimentação, atendendo ao seu meio.

Tal como já referimos, a missão da Donga já tem um telefone público, um sistema satélite alimentado por painéis solares, depois de vários anos de trabalho para conseguir este importante meio de comunicação com o exterior.

Nas últimas semanas tem sido feita a visita a outros centros, como Longundo e Caponte, onde a equipa não ia há um ano, devido às condições climatéricas e geográficas. São dois centros que estão no lado Oeste do Gungo e que só é possível visitar no tempo seco, pelo estado das picadas e a falta de pontes. A receção nestes locais foi festiva e os voluntários desdobram-se em visitas aos bairros, encontros de formação, confissões, unções dos doentes e bênçãos de casas. Em todos os bairros, após a Missa, foram feitas palestras à comunidade sobre os cuidados de saúde, alimentação, higiene, sendo apresentadas as propostas da Pastoral da Criança e da construção de poços para uma vida mais saudável.

Cada lugar foi mágico devido à simplicidade do espaço para celebrar a palavra de Deus. Cada soar do batuque, cada ritmo de bater palmas, cada timbre de voz, cada riso do mais velho ao mais novo… Foram 11 dias de grande intensidade e vivência junto do povo, partilhando com estes as suas dificuldades e as alegrias.

No início deste mês, chegaram à linha de frente três novas voluntárias, a “repetente” Inês e as estreantes Catarina e Sofia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.