“Entre o Céu e a Terra” esgota na estreia e segue em digressão nacional

O espetáculo de teatro musical encomendado pelo Santuário no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima esgotou as quatro sessões de estreia, entre os dias 13 e 16 de outubro, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI. A digressão nacional começará em 2017.

Esgotado desde a estreia, na passada quinta-feira, o espetáculo “Entre o Céu e a Terra – o Musical sobre Fátima” deverá percorrer o país levando Fátima a Portugal inteiro, através de uma linguagem musical diversificada, já no inicio de 2017.

No final da última apresentação, este domingo, na sessão extra ao que inicialmente estava previsto, o Santuário de Fátima e a Elenco Produções mostraram-se satisfeitos com a adesão do público. “Não foi propriamente uma novidade mas a confirmação do que suspeitávamos: que este musical iria ter uma enorme adesão e que ela acabaria por resultar num encantamento do publico”, disse o reitor do santuário de Fátima em declarações à Sala de Imprensa do Santuário.

“Desde o principio que queríamos um espetáculo que não fosse óbvio; que falasse de Fátima sem estar a contar literalmente a mensagem de Fátima e que fosse capaz de contar essa mensagem a partir da vida das pessoas e a reação do público tem confirmado esta opção”, acrescentou ainda o padre Carlos Cabecinhas.

Por seu lado, a Elenco produções “está muito satisfeita” com a adesão do público e “empenhadamente motivada” para prosseguir este espectáculo noutras salas do país. “O facto de podermos trabalhar lado a lado com o Santuário, ao longo deste tempo, e agora a adesão do público tornam este dia muito feliz” disse um dos dois produtores executivos da Elenco Produções, Bruno Galvão.

O facto do espetáculo ter tido lotação esgotada nos quatro dias, o que representou uma assistência de 8 mil pessoas, “foi uma surpresa, embora tivéssemos trabalhado para isso”, refere o responsável. “Muitas das pessoas que levantaram os ingressos queriam pagar por eles mas nem sabiam quanto era o que prova que as pessoas vinham para ver um espetáculo de teatro musical o que também revela a vitalidade deste género artístico”, referiu ainda.

Assumido desde o principio como o musical oficial da Celebração do Centenário das Aparições, o espetáculo apresentado nos últimos dias resulta do desafio lançado pelo Santuário à Elenco Produções, ainda em 2014, de pensar as Aparições sob um olhar contemporâneo, promovendo a Mensagem de Fátima e apresentando uma abordagem artística única deste acontecimento que marcou o século XX.

O projeto integra uma equipa de 19 atores, cantores e bailarinos em palco e uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização dos melhores recursos tecnológicos associados a um exigente desenho de luz, som e sonoplastia, bem como uma aposta forte em cenografia e figurinos. Com a produção executiva de Bruno Galvão e João Ribeiro, o espetáculo conta com um elenco de elevada qualidade, reunindo nomes como Sofia Escobar, Sofia de Portugal ou Joel Branco. A direção musical é de Artur Guimarães, o texto e letras de Liliana Moreira, estando a encenação e coreografia a cargo de Joana Quelhas.

Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.