ENDIAD junta adolescentes na Festa das Famílias

Integrado na Festa das Famílias, no próximo dia 17 de maio, na Marinha Grande, o Serviço de Catequese de Leiria-Fátima (SDC) vai promover mais um ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes, destinado a todos os grupos do 7.º ao 10.º ano.

O tema desta edição será “G’anda Família”. Como explica o SDC, “porque é grande a família de cada um, grande a família que se irá reunir neste dia grande de Festa que culmina o biénio que a Diocese dedicou à família, grande é a família de todos os cristãos que vivem em Igreja, grande é a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, que nos acompanha ao longo deste dia em que, com eles, vamos ao Templo de Jerusalém e voltamos a Nazaré, e Grande é a terra que nos acolhe”.

Assim, “grande será a participação de cada um dos que aceitarem fazer parte desta grande aventura de revisitar os valores da família, acompanhando a reflexão que foi acontecendo nas paróquias e vigararias”, conclui o convite que o serviço dirige a toda a catequese diocesana.

 

Inscrições até final de abril

O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima informa que o período de inscrições foi alargado até final de abril (a data limite era o dia 20), para permitir o maior número de participações. Mas deverão ser feitas quanto antes, para que possam ser preparados os materiais e as atividades.

Cada grupo deverá ter entre 6 a 10 adolescentes, podendo ser de vários anos e centros da catequese da mesma paróquia, acompanhado por um catequista ou animador e até um máximo de três adultos.

Toda a informação sobre esta iniciativa poderá ser acedida a partir do sítio gandafamilia.blogspot.pt, onde se disponibilizam materiais de preparação, textos de apoio e a respetiva ficha de inscrição.

 

 

Programa para miúdos e graúdos

O programa da Festa das Famílias oferece diversas oportunidades para que todos possam passar um dia de festa. Após a abertura, no Parque da Cerca, enquanto os grupos de adolescentes vão continuar nesse espaço “perdidos pelo Templo”, a viver os ateliês preparados pelas vigararias e pela Equipa de Pastoral Familiar Diocesana, os pais e outras pessoas poderão optar várias propostas: desde uma caminhada ou passeio de bicicleta, a uma ida ao cinema ou visita gratuita aos diversos espaços museológicos da cidade.

Pelas 12h30, será o “Ganda Almoço em Família”, com mesas dispostas pelo parque, para que, como uma grande família, todos se possam encontrar para partilhar o almoço.

Da parte da tarde, os adolescentes farão um jogo pelas ruas da cidade, enquanto as famílias poderão aproveitar para fazer as atividades no parque.

Tudo terminará com a Eucaristia, às 16h30, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. No final, ainda haverá uma pequena surpresa para todos…

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...