Encontro Vicarial dos Milagres: “O amor de cada dia nos dai hoje, Senhor”

“O amor de cada dia nos dai hoje, Senhor” foi a oração que D. António Marto convidou as famílias a rezar todos os dias, na meditação com que iniciou o encontro com as famílias da vigararia dos Milagres, na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, em Santa Eufémia.

Nessa ocasião, o Bispo diocesano reforçou a necessidade da oração e da espiritualidade na família: “rezar uns com os outros e rezar uns pelos outros”, pois este é o caminho para criar também a harmonia familiar e o cuidado pelo outro. Neste contexto, recordou também as palavras que o Papa Francisco convidou as famílias a usar: “com licença”, “obrigado” e “desculpa”.

 

Ajudar o casal a crescer na fé

Após a oração e meditação inicial, a Rita e o José Carlos, casal membro do Departamento de Pastoral Familiar (DPF) da diocese de Leiria-Fátima, apresentou o trabalho desta equipa. Partindo da afirmação de que “a saúde e coesão de uma sociedade depende da saúde e coesão das famílias”, referiram que a pastoral familiar é o olhar materno e solícito que a Igreja lança sobre as famílias, com a finalidade de as ajudar a crescer na fé e adesão a Jesus Cristo. Reforçaram a necessidade de equipas paroquiais e vicariais de pastoral familiar, que possam desenvolver ações para adolescentes e jovens, para os namorados e noivos, e para as famílias ao longo da vida e nas situações difíceis. Como exemplos, lembraram a celebração do Dia do Pai, da Mãe, da Sagrada Família, a Semana da Vida, o Dia da Família, a celebração dos jubileus e dos aniversários do Matrimónio e do Batismo.

 

O namoro como itinerário de fé

O padre José Augusto Rodrigues, diretor do DPF, centrou a sua intervenção na pastoral pré-matrimonial. Referiu a importância dos encontros do CPM, mas salientou que será necessário oferecer mais para anunciar a Boa Nova do namoro, para enquadrar o casamento num contexto vocacional, em que os noivos o descubram como sacramento e possam viver os afetos e a sexualidade num perspetiva cristã, preparando-se para a paternidade responsável e a educação dos filhos. “O tempo de namoro deverá ser um verdadeiro itinerário de fé”, um tempo de crescimento e de responsabilidade, de vocação ao amor, um tempo de graça, um dom de Deus concedido aos namorados.

Por fim, o António José e a Paula, da paróquia dos Milagres, partilharam a sua vivência como casal e a experiência de ajuda a outros casais numa equipa do CPM. Referiram a importância que tem a fé na sua vida, a partilha em equipa e a revisão de vida, e apresentaram algumas situações em que se sentiram contribuir para que outros crescessem na relação entre si e com Deus.

 

Família: o património mais belo e valioso

A terminar o encontro, D. António Marto salientou que a família é o “património mais belo e valioso da humanidade” e, por isso, a necessidade de relançar a pastoral familiar. E concluiu com quatro notas: grande parte do matrimónio joga-se na preparação, na descoberta do casamento como uma vocação e na vivência da sua preparação como um tempo de graça; é preciso reforçar a espiritualidade matrimonial e familiar, sendo fundamental a oração, reflexão e partilha em casal e família, sendo o retiro popular uma boa oportunidade; é importante a informação, fazer chegar junto das pessoas aquilo que se faz, as ações que já existem no contexto da pastoral familiar, e também trabalhar em rede entre as várias paróquias nas propostas formativas; os grandes evangelizadores e anunciadores da Boa Nova do matrimónio e da família são os casais e famílias, pelo que todos devem sentir-se implicados nesta missão.

Antes de concluir, as crianças, que tinham estado numa outra sala, vieram juntar-se ao grupo para a oração final. Cantaram duas músicas sobre a família, acompanhadas com gestos, para encanto dos seus pais e de todos os participantes. Seguiu-se um tempo de convívio, à volta da mesa.

P. José Henrique Pedrosa

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.