Ocorreu no passado dia 12 de Fevereiro, o encontro da vigararia da Marinha Grande com o Bispo diocesano, no âmbito do tema do presente ano pastoral, procurando promover uma recta devoção a Santa Maria, Mãe de Deus, em especial na educação das novas gerações.
Com organização da paróquia da Marinha Grande, o encontro decorreu no auditório do Sport Operário Marinhense, que esgotou a lotação com os paroquianos da Maceira, da Marinha Grande, de Pataias e de Alpedriz.
Após a saudação do vigário, padre Virgílio Rocio, seguiu-se um momento de oração, com um cântico à Virgem Maria e a proclamação do Evangelho de S. Lucas no episódio da Visitação. Foi então projectado um pequeno filme produzido pelo Grupo Vicarial de Dinamização Pastoral, que deu a conhecer um pouco da história de algumas imagens e devoções populares nas quatro paróquias, com aspectos para muitos desconhecidos.
Depois, D. António Marto fez uma meditação sobre a importância de Maria na História da Salvação e no plano de Deus, numa perspectiva teológica, mas com uma linguagem simples, clara e compreensível, falando também da expressão popular da devoção mariana numa perspectiva pastoral. Uma conversa em tom familiar, que fez o tempo passar sem se dar conta.
Após um momento musical a cargo do coro “Anima Choralis”, da Maceira, dirigido por Isabel Catarino, um casal desta paróquia deu o seu testemunho de vivência em família e da educação na fé para uma autêntica devoção a Maria. De forma simples, manifestou a ternura com que vivem no dia-a-dia a presença protectora e maternal da Mãe do Céu nas suas vidas e na dos seus filhos.
Apesar do adiantado da hora, houve ainda lugar a um momento de diálogo vivo e participado com Bispo. Depois, foi feito em conjunto o “Ato de Entrega a Maria”, oração do Santo Padre, e entoado mais um cântico de louvor a Maria, com a noite a encerrar num lanche de convívio.