Encontro Nacional de Guias do CNE realiza-se na Batalha

Mais de 200 jovens vão participar no Encontro Nacional de Guias do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que se realiza nos dias 12 e 13 de maio, na Quinta do Escuteiro, na Batalha.

Neste encontro estarão representantes das 20 regiões do CNE, escolhidos a partir das dinâmicas locais e regionais que o antecederam, onde foram sendo debatidos e trabalhados os temas de consulta lançados pela equipa nacional. Serão também representadas as quatro secções (faixas etárias) em que se organiza o escutismo.

Recorde-se que os guias são os responsáveis por uma patrulha, pequeno grupo em que as crianças e jovens escuteiros se organizam, com uma identidade e vida próprias, uma liderança e organização interna. Este sistema de patrulhas foi idealizado pelo fundador, Baden-Powell, e é um dos elementos mais marcantes e distintivos do Escutismo enquanto pedagogia educativa. É no pequeno grupo que os escuteiros estabelecem relações de maior proximidade e são chamados a assumir diversas tarefas para a promoção do bem-comum, incentivando-se, assim, a corresponsabilidade que potencia a aprendizagem da democracia e da solidariedade, bem como a compreensão do papel do líder e da importância de uma boa e equilibrada liderança para o desenvolvimento do grupo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress