“Encontro na Basílica” sobre as aparições de Pontevedra e Tuy

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, vai acolher, no domingo 3 de junho, pelas 15h30, o terceiro de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018. O tema escolhido é “Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy”, tendo como conferencista André Pereira.

O Santuário parte do tema “Dar graças pelo dom de Fátima”, que marca este primeiro ano após o Centenário das Aparições, para propor uma atitude de gratidão a Deus pelo que Fátima representa para a Igreja e para o mundo e um aprofundamento da Mensagem e da sua permanente vitalidade e atualidade. “A epifania que se dá em Fátima brota do «coração misericordioso» de um Deus compadecido com os dramas de uma humanidade dorida”, refere o orador deste próximo encontro, exemplificando que “o acontecimento de Fátima transborda as fronteiras da Cova da Iria e tem em Pontevedra e em Tuy a sua palavra conclusiva, qual chave-de-leitura à luz da qual todo o evento se ilumina”.

“Os «desígnios de misericórdia» que o anjo evocara em 1916 encontram agora pleno eco, ao encerrar-se o acontecimento, na definitiva afirmação de que é a graça do amor misericordioso de Deus que garante horizontes de vida plena, recriada segundo o seu coração”, diz o conferencista, referindo ainda que “é para esta esperança de redenção, sustentada pelo amor de Deus do qual o coração-cheio-de-graça da Senhora é ícone, que somos convidados a orientar o olhar e a vida”.

André Pereira é secretário executivo do Gabinete de Apoio à Reitoria do Santuário de Fátima, instituição a que pertence desde junho de 2015, quando integrou a Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima e o Serviço Executivo do Centenário. Fez a sua formação teológica na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, desenvolvendo particular interesse pelos âmbitos de reflexão da teologia fundamental. Tem situado o pensamento e o estudo no horizonte hermenêutico-teológico do acontecimento e da Mensagem de Fátima. É docente do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima.

 

Momento musical

Este encontro inclui ainda um momento musical, que estará a cargo do Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz. Fundado em novembro de 1980, na Cruz Quebrada, Oeiras, este grupo tem como horizonte “elevar o nível cultural, coral e artístico dos elementos que o integram” e conta com inúmeras atuações no País e no estrangeiro, incluindo passagens por: País de Gales, País Basco, Áustria, Espanha, Inglaterra, Itália, Israel e Austrália.

 

Próximos encontros

O IV Encontro na Basílica tem lugar a 9 de setembro e será sobre “A Mensagem dos Papas em Fátima”, por Eduardo Caseiro. O organista leiriense João Santos será o responsável pelo apontamento musical.

O V Encontro na Basílica decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema “A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem”, por Marco Daniel Duarte. O momento musical será com o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins. 

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.