Encontro dos universitários em Rio de Couros

Contou com a presença de duas dezenas de estudantes das três paróquias.

Mantendo uma já tradição, no domingo, dia 30 de outubro, as paróquias de Rio de Couros, da Ribeira do Fárrio e de Formigais viveram o Encontro dos Estudantes Universitários, que teve como ponto alto a celebração da Eucaristia, na Igreja Paroquial de Rio de Couros, presidida pelo pároco, padre David Barreirinhas.

Contou com a presença de duas dezenas de estudantes das três paróquias. Na saudação aos universitários, o padre David Barreirinhas afirmava: “Queremos assinalar com esta celebração o início de uma nova etapa na viagem da vossa história. Não estais sós. Convosco estão hoje, como em muitos outros momentos, as vossas famílias e muitas pessoas de bem que vos acompanham desde sempre.”.

Como momento alto e carregado de emoção, os estudantes universitários invocaram sobre eles, os seus companheiros e os seus mestres, o Espírito Santo de Deus com a abundância dos seus dons.

Ao terminar a celebração, o padre David Barreirinhas entregou a cada um dos participantes uma breve mensagem, na qual recordava: “O tempo da Universidade oferece-te a bênção das pessoas encontradas, dos mestres competentes, dos funcionários dedicados e dos companheiros inesquecíveis. Deus está presente nesta viagem. Assim o acreditamos, sentimos e celebramos. Esta é, por isso, uma hora de bênção de Deus pelo caminho já percorrido, pelo esforço já feito, pelo trabalho já realizado, pelo mérito já alcançado e pelos resultados já conseguidos. Esta é também uma hora de gratidão aos teus pais, irmãos e avós, sempre presentes, desde o berço da vida, à mesa do pão repartido e à força recebida nos vários degraus das decisões que te fizeram chegar aqui. A Universidade é escola de saber e de sabedoria, de diálogo com a Cultura, de serviço ao Mundo e de solidariedade com a Humanidade, onde se aprendem os conhecimentos necessários e se descobrem os valores perenes que abrem caminhos ao futuro digno e feliz de todos nós. Recordo-te a afirmação poética de Sophia de Mello Breyner: “Sei que caminho como quem / é olhado amado e conhecido / e por isso em cada gesto ponho / solenidade e risco.”

Num segundo momento, os estudantes universitários foram recebidos na sede da Junta de Freguesia de Rio de Couros, pela presidente da Assembleia de Freguesia e pelo presidente da Junta de Freguesia, num encontro que contou também com a presença de vários membros da autarquia. Os universitários foram presenteados com algumas insígnias para usarem no seu traje académico, que farão destes jovens embaixadores das nossas freguesias, do Minho ao Algarve, em muitas Universidades do nosso país.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress