Encontro dos Focolares Gen3 no Seminário de Leiria

Mais de 110 pessoas estiveram no Seminário Diocesano de Leria, nos dias 19 a 21 deste mês para conhecer, aprofundar, viver e testemunhar a “Vida Gen3”.

Gen3, terceira geração nova do Movimento dos Focolares. São adolescentes que, dos 9 aos 17 anos, querem atuar na vida do dia-a-dia a proposta de Chiara Lubich de viver o desejo de Jesus: “Que todos sejam um”, a unidade no mundo, partindo de uma escolha pessoal e aquela vivida no grupo.

Os adolescentes eram cerca de 87, provenientes de vários pontos do País, inclusive dos Açores. A maioria católicos, sendo um deles de outra confissão cristã.

“Quem somos, como vivemos, como levar a todos a unidade” foram os temas desenvolvidos nestes 3 dias, em momentos de sala, jogos, dinâmicas de grupo e oficinas.

Na sala, ao longo dos 3 dias, os próprios adolescentes iam apresentando os temas, com teatro, experiências pessoais e vídeo. Conheceram ainda os testemunhos de alguns ex-Gen3, como também enfrentar problemáticas dos adolescentes de hoje: “bulling”, relações afetivas, gestão dos sentimentos e emoções, num caminho rumo à felicidade.

Tiveram ainda a presença do responsável mundial dos Gen3, Agostino Spoti, que lhes revelou a “Vida dos Gen3” pelo mundo. Por exemplo, um dos locais onde esteve recentemente por 3 semanas foi na Síria. Viu que diante do horror da guerra, alguns adolescentes testemunharam que é possível acreditar na Paz. “Um deles viu o pai ser assassinado na guerra e os irmãos que morreram com a queda de uma bomba, mas testemunhava que, mesmo se em prantos, acreditava na paz” – noutra parte do mundo, outro adolescente que tinha uma série de dificuldades, mas procurava amar a todos na sala, foi considerado o melhor aluno da turma.

Os jogos, desde futebol, gincana ou “caça ao tesouro” foram ocasiões de continuar o programa, “educar-se, formar-se” em todos os aspetos da vida. “Ganhámos o troféu, mas queremos dedicar a um dos nossos amigos!”; “aprendi a jogar em unidade”; “mesmo se perdemos fiquei feliz” – foram alguns dos comentários que os adolescentes fizeram.

As dinâmicas de grupo foram oportunidades para se conhecerem, trocarem experiências e, sobretudo, em menores grupos, testemunharam o amor evangélico e concreto do dar a vida um pelo outro. “Nunca na minha vida me senti tão amado, sem ser julgado por ninguém como nestes dias”; “conheci muitos amigos, que me querem bem de verdade” – mais alguns testemunhos.

As oficinas culminaram na última noite, com uma apresentação realizada por todos. Teatro, música, canto e instrumentais alternaram-se para transmitir um pouco de vida de uma rapariga que foi uma Gen3: a beata Chiara Luce! A vida para além da morte, além da dor. Momentos comoventes, onde no fim muitos adolescentes pediram para conhecer mais sobre a sua vida.

Na Missa conclusiva, diante do altar, todos assinaram um pacto: ser fiel à escolha de Jesus, em viver o seu mandamento novo “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Devido ao clima, não foi possível concluir a saída para a cidade, o momento intitulado “levar a todos a unidade” – com uma marcha pela paz e a visita a dois lares, o que se fará oportunamente, no âmbito do projeto mundial “Run4unity” (www.run4unity.net), a decorrer na 1.ª semana de maio.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.