Foi no passado sábado, dia 28 de setembro, que mais de 200 catequistas de toda a diocese responderam ao convite para mais um encontro anual.
Promovida pelo Serviço Diocesano de Catequese (SDCD), a assembleia marcou o início do ano catequético de 2013-2014 e centrou-se na temática do Matrimónio e da família, de acordo com o proposto para toda a pastoral diocesana este ano.
A jornada iniciou com um momento de oração, presidido por D. António Marto, bispo da Diocese, e prosseguiu com o momento de reflexão orientado pelo teólogo José Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade Católica Portuguesa, sobre o tema “Educar para o sentido cristão do Matrimónio e da família: uma afirmação de esperança em tempos conturbados”. Terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano, na igreja do Seminário de Leiria, onde foram entregues os diplomas aos 20 catequistas que terminaram o Curso Geral em 2013 e aos 12 que terminaram o Curso de Iniciação, ambos no âmbito da Escola Razões da Esperança.
Na sua intervenção, José Eduardo Borges de Pinho abordou dois pontos que considerou essenciais: “A proposta cristã do Matrimónio e da família no contexto atual”, onde foi dado especial destaque aos elementos nucleares da visão cristã do Matrimónio e da família, e “Interpelações à tarefa evangelizadora e catequética da Igreja”.
Com base no tema proposto para o ano, “procurámos uma abordagem que ajude os catequistas a pensar, planear e desenvolver as suas atividades ao longo do ano”, explica o padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano de Catequese. A intenção foi, assim, a de “oferecer, não só um espaço de reflexão para a forma de concretizar a catequese, uma reflexão pedagógica aos catequistas, mas também dotá-los de faculdades que lhes permitam compreender, e viver, a grandeza e a beleza do Matrimónio e da família de forma a poderem anunciar aos seus catequizandos a boa nova da família”.
O encontro funcionou, assim, como uma “ação de formação” que, a avaliar “pelo interesse despertado e diálogo com o orador”, foi bem sucedida. “Parece-me que, pelas questões colocadas, que foram muito pessoais e tinham muito a ver com o quotidiano dos participantes, a ação teve boa aceitação”, conclui o padre José Henrique.
O encontro foi ainda o pretexto para anunciar as duas grandes atividades para este ano, especialmente dirigidas para as crianças e os adolescentes. Assim, para os adolescentes que frequentam o 7.º ano da catequese no decorrer deste ano, está previsto um encontro diocesano em torno do tema das “Bem-aventuranças”, para o dia 15 de março, em local ainda por definir na vigararia de Fátima. Os mais novos, as crianças que frequentam o 3.º ano da catequese, terão encontro no dia 22 de junho, em Leiria, numa iniciativa que integrará as celebrações do Corpo de Deus.