Encontro Diocesano de Catequistas em Fátima

Ao aproximar-se a conclusão da celebração do centenário das aparições de Fátima, o Serviço Diocesano de Catequese (SDC) propõe, para os catequistas da Diocese de Leiria-Fátima, o ENDICAT – Encontro Diocesano de Catequistas. Decorrerá no sábado, dia 30 de setembro, a partir das 16h00, em Fátima.

Com o objetivo de proporcionar um dia de peregrinação ao Santuário de Fátima, terá as dimensões da oração e da reflexão individual e em grupo, de atividades e partilha, de aprofundamento da mensagem de Fátima, com caminhada exterior e interior, com momentos de celebração da fé… Será uma oportunidade para preparar espiritualmente o início do novo ano catequético, confiar a Maria a catequese, os catequizandos e suas famílias, e não deixar esquecida toda a graça que foi este ano jubilar que nos deu a oportunidade de reforçar a certeza que o Papa Francisco nos deixou em Fátima: «Temos Mãe!»

O programa será o seguinte:

16h00 – Concentração no Calvário Húngaro (Valinhos)

16h30 – Peregrinação a pé até ao Santuário (com postos)

18h00 – Chegada ao Santuário e oração pessoal na Capelinha

18h30 – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, presidida por D. António Marto

20h00 – Jantar partilhado no Albergue do Peregrino a Pé

21h30 – Terço e Procissão de Velas na Capelinha

O SDC informa que para preparar a atividade, cada grupo deverá elaborar um estandarte/bandeira com a sua identificação e da paróquia, usando como base a cor de cada vigararia (Batalha: vermelho; Colmeias: amarelo torrado; Fátima: amarelo; Leiria: laranja; Marinha Grande: verde; Milagres: azul escuro; Monte Real: azul claro; Ourém: branco; Porto de Mós: lilás; Porto de Mós: castanho). Cada catequista deverá elaborar uma pagela com uma oração feita por si e uma imagem de Nossa Senhora ao culto na sua paróquia. Esta pagela deverá ter como cor base a própria da sua vigararia e será para trocar com outro catequista durante a atividade.

A inscrição é gratuita e deve realizar-se, preferencialmente, em grupos entre 6 a 10 catequistas da mesma paróquia ou centro de catequese, ou de paróquias próximas. As fichas de inscrição devem ser enviadas ao SDC até 25 de setembro.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...