Encontro de Equipas Mistas debate a vivência da fé pelos jovens

Estamos em direto

Na reflexão das equipas mistas, alguns casais falaram da forma especial como acompanham os netos, nas suas etapas de vida, na sua pertença aos movimentos cívicos ou religiosos como o Movimento Católico de Estudantes.

No dia 31 de janeiro, as Equipas de Nossa Senhora (ENS) dos três setores de Leiria reuniram-se no Seminário de Leiria a fim de partilharem ideias e refletirem sobre como os jovens vivem a sua fé e a sua espiritualidade nos nossos dias. A orientação dos trabalhos coube ao padre Eduardo Caseiro, responsável pela pastoral do ensino superior, e ao casal Carla e Filipe, acompanhantes da única Equipa de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) existente na nossa Diocese.

Na reflexão das equipas mistas, alguns casais falaram da forma especial como acompanham os netos, nas suas etapas de vida, na sua pertença aos movimentos cívicos ou religiosos como o Movimento Católico de Estudantes. Alguns testemunharam ainda a forma como rezam juntos e dão graças a Deus.

Quem tem filhos adultos deve respeitar a sua forma de estar na fé e na vida, que vivem uma ética responsável neste mundo, mesmo que não vão à Igreja. Os filhos pequenos exigem persistência, calma e serenidade na forma como eles estão disponíveis para acompanhar os pais nos momentos de oração ou na Eucaristia. Em todos os momentos, o importante é a família como testemunho de uma Igreja Doméstica que respeita o percurso dos seus elementos … mas lança sementes. Uma fé adulta era o desafio da segunda pergunta colocada para reflexão. Foi discutida a ideia do que é viver uma fé adulta, constatando-se que é saber viver uma vida que testemunha a alegria de Jesus e que cada um pode amar a Deus de muitas formas.

Encontro de Equipas Mistas debate a vivência da fé pelos jovens

Com os jovens num dos grupos, consideramos que o importante é o diálogo verdadeiro, estar com os eles, dando-lhes responsabilidades e reconhecendo-lhes a capacidade de decisão. Deve haver uma relação de aceitação mútua, bem como a procura em aplicar a palavra de Deus no quotidiano. Em todo este percurso devemos orar uns pelos outros e depositar a nossa confiança na presença de Deus.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress