Pastoral das Migrações debate refugiados em Leiria

O Centro Pastoral Diocesano de Leiria-Fátima vai acolher o XVII Encontro Nacional de Animadores Sócio-Pastorais das Migrações, nos próximos dias 13 a 15 de janeiro, sob o tema “Refugiados: euros ou pessoas?”. O evento é organizado conjuntamente pela Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Cáritas Diocesana e Secretariado Diocesano de Migrações de Leiria-Fátima, e insere-se no contexto da celebração do Dia do Migrante e do Refugiado, assinalado pela Igreja universal a 15 de janeiro.

Para este dia, o Santo Padre publicou uma mensagem dedicada aos “menores migrantes: vulneráveis e sem voz”, interpelando ao acolhimento, a conhecer a realidade das crianças migrantes que estão entre nós, a um trabalho interinstitucional cada vez maior, que passa por fortalecer a rede das instituições que estão mais vocacionadas para estes pequeninos mais vulneráveis. Não se esquece, ainda, de agradecer aos adultos cuidadores, nem de advertir os adultos exploradores.

Nessa linha, a organização do Encontro defende que “cada vez mais a Igreja é chamada a intervir com a sua vocação à luz dos valores que professa”. Neste tema em concreto, visa-se:  “refletir sobre as causas e consequências deste fluxo de refugiados na Europa; analisar os constrangimentos que a Europa tem colocado à entrada de refugiados e as suas causas;  contribuir para uma revisão das opções políticas e económicas da União Europeia, recentrando-as nos princípios e valores originários; tomar consciência dos desafios que o acolhimento e integração de refugiados colocam a Portugal, à Igreja, em particular às paróquias e às suas instituições; conjugar esforços a nível pastoral para a concretização de um dos seus primordiais desígnios, dar um sentido universal à Boa Nova que lhe é confiada.”

Para tal, um conjunto de conferências, painéis e trabalhos de grupo irá possibilitar o debate sobre as dimensões económica, política e social da Europa e da Igreja como “família de povos” e a realidade atual do acolhimento aos refugiados. O encontro incluirá, ainda, diversos momentos de oração e celebração, bem como um programa cultural.

Aberto a todos os interessados, este encontro é destinado, em especial, aos agentes da pastoral que trabalham nas áreas sociais, das migrações e da juventude, tanto a nível diocesano como nas paróquias, movimentos e outras comunidades.

As inscrições devem fazer-se, quanto antes, para um dos seguintes contactos: Obra Católica Portuguesa de Migrações – Quinta do Cabeço, Porta D, 1885-076 Moscavide, telefone 218855470, fax 218855469 ou e-mail secretaria.ocpm@ecclesia.pt.

 – Ver: programa

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.