No próximo domingo, dia 14 de fevereiro, os três catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima, dois a fazer a sua caminhada na paróquia dos Marrazes e um na da Marinha Grande, vão viver um momento importante no seu percurso de preparação para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã.
Este dia terá dois momentos distintos. Num primeiro momento, pelas 17h00, terão a oportunidade de estar com o Bispo diocesano, acompanhados dos seus padrinhos, catequistas e párocos. Para além do conhecimento mútuo, D. António Marto terá a oportunidade de lhes falar mais pessoalmente e de os incentivar na sua caminhada catecumenal, terminado com o rito da signação: traçando o sinal da cruz na fonte de cada um, o Bispo dirá: “Recebe a cruz na tua fronte. Cristo te fortalece com o sinal do seu amor. Aprende agora a conhecê-l’O e a segui-l’O”.
O segundo momento será vivido na Eucaristia, na Sé de Leiria, pelas 18h30. Perante os catequistas e padrinhos, que os acompanham durante este tempo do catecumenado, e de toda a comunidade reunida para a celebração, os candidatos ao Batismo serão apresentados e interrogados sobre as suas disposições. Depois, vão inscrever o seu nome no livro próprio para o efeito e recebem a indicação de terem sido eleitos para receber os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia). E toda a comunidade reza por eles. O Bispo diocesano irá então ungi-los com o óleo dos catecúmenos e entrega-lhes o Credo, enquanto lhes diz: “Caríssimos eleitos, escutai as palavras da fé, daquela fé que vos dará a justificação. São poucas essas palavras, mas encerram grandes mistérios. Recebei-as com sinceridade e guardai-as no coração”.
Depois deste dia, o grupo dos catecúmenos continua a sua caminhada de preparação para a celebração dos sacramentos de iniciação cristã, agora já como eleitos, caminhada que tem o seu ponto culminante habitualmente na Vigília Pascal, noite em que são batizados, confirmados e participam plenamente na Eucaristia pela primeira vez. Por isso, o tempo da Quaresma deve ser sempre vivido com uma particular intensidade espiritual. Após o Batismo, a inserção dos neófitos na comunidade cristã continua com o tempo da mistagogia: o Tempo Pascal durante o qual serão convidados a “saborear” e a aprofundar os mistérios celebrados, agora já integrados plenamente na assembleia cristã que se reúne para a celebração da Eucaristia.