No domingo, 15 de junho, realizou-se o encerramento do ano pastoral na paróquia da Barosa. O programa iniciou-se com um peddy paper destinado às crianças da catequese que, através de diversas pistas, foram descobrindo os recantos da igreja e as suas respetivas funções.

Na missa solene, presidida pelo padre José Alves, destacou-se a nova Unidade Pastoral, apresentada num projeto dos alunos do quinto e sexto anos de catequese. O projeto representa uma igreja una, composta pelas várias igrejas da Barosa, Azoia, Parceiros e Marrazes. Já do primeiro ao quarto ano, as crianças representaram as suas mãos numa atitude de dádiva a Deus e ao próximo.
Foi também recordado o trabalho dos diversos grupos pastorais que, num ano de jubileu — tempo de graça, renovação e comunhão —, tornam a ação na paróquia ainda mais significativa. Foi sublinhado que a esperança é alimentada pela ação conjunta de todos os colaboradores que, como verdadeiros peregrinos da esperança, caminham lado a lado na missão de construir o Reino de Deus.
Estes peregrinos não caminham sozinhos. Apoiam-se mutuamente, tornando visível a solidariedade e o amor que Cristo nos pede. Cada gesto de serviço, cada palavra de acolhimento e cada ação de cuidado são fontes de luz para todos aqueles que procuram, no jubileu, a renovação das suas vidas espirituais.
Assim, ao celebrar este tempo especial, somos chamados a recordar que a verdadeira esperança se cultiva na ação comunitária e na colaboração de cada membro, que, juntos, fazem da paróquia da Barosa um verdadeiro reflexo da Igreja viva e em constante peregrinação rumo à plenitude do Reino de Deus.