No passado domingo, 19 de novembro, em que se celebrou a nível nacional do Dia dos Seminários e das vocações sacerdotais, o Seminário de Leiria acolheu jovens, famílias e outras pessoas que quiseram viver um “dia aberto”.
Além da oração, os participantes puderam conhecer o edifício do Seminário, contactar com os seminaristas e seus formadores e envolver-se em várias atividades ligadas ao espírito e à atitude de servir. A jornada contou com a colaboração de escuteiros, famílias, grupo de jovens, Cáritas Diocesana, pastoral vocacional e outros que dinamizaram os diferentes ateliers. Houve ainda lugar para jogos e, a terminar, a celebração da Eucaristia.
A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano e concelebrada por vários sacerdotes. Na homilia, D. António Marto agradeceu o interesse manifestado por todos os presentes pelo Seminário e pelas vocações sacerdotais e apelou a que se continue a apreciar, despertar e apoiar estas vocações tão necessárias na Igreja diocesana.
No final da Missa, o reitor do Seminário, padre José Augusto Rodrigues, agradeceu a todos os presentes e a quantos deram a sua colaboração para o êxito da iniciativa. E convidou a pô-la já na agenda para daqui a um ano.
Interpelado pelo jornal PRESENTE, um dos jovens que participou pela primeira vez manifestou a sua satisfação por quanto viveu e confessou ter-se inscrito para fazer parte do “Seminário em Família”, para aprofundar a sua vocação. Na foto abaixo, o grupo do Seminário em Família que marcou presença.
Mãos que acolhem e socorrem os pobres
Na homilia da celebração, o Bispo de Leiria-Fátima lembrou também que se estava a viver o primeiro Dia Mundial dos Pobres. E, citando a mensagem do Papa Francisco, incentivou os presentes a serem as mãos benditas “que se abrem para acolher os pobres e socorrê-los”, “mãos que levam esperança”, “que superam toda a barreira de cultura, religião e nacionalidade, derramando óleo de consolação nas chagas de humanidade”, “mãos que se abrem sem pedir nada em troca, sem ‘se’ nem ‘mas’, nem ‘talvez’: são mãos que fazem descer sobre os irmãos a bênção de Deus”. E concluiu dizendo que são assim também as mãos dos sacerdotes, no seu serviço aos irmãos em humanidade e na fé.
Vigília de oração pelo Seminário
Algumas dezenas de pessoas participaram na vigília de oração, no dia 17, na igreja do seminário. Com o tema “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), a celebração foi presidida pelo Bispo diocesano.