Na noite de 13 de agosto foi oficializada a geminação das paróquias da Bajouca e dos Pousos, numa celebração inserida nas festas de Santo Aleixo, da primeira, em que participaram cerca de meia centena de “visitantes” da segunda.
O bajouquense Arménio Pedrosa partilhou nas redes sociais que “houve tempo para celebrar, refletir e recordar”, sublinhando as palavras proferidas pelo pároco dos Pousos, padre Luís Morouço, que presidiu à celebração, sobre “os ‘mistérios’ dos padroeiros dos Pousos, Nossa Senhora do Desterro e Senhor dos aflitos, e da Bajouca, Santo Aleixo. No restaurante das festas, houve “pevides e tremoços” para ajudar ao convívio entre todos.
Também o sítio da paróquia dos Pousos refere o acontecimento, comentando o empenho e “esmero” da paróquia geminada na preparação do encontro e no acolhimento, presidido pelo pároco anfitrião, padre Davide Gonçalves, “feliz por rever tantos amigos que o abraçavam e com quem partilhou, quiçá, os melhores dos seus anos”, já que – por feliz coincidência – paroquiou os Pousos antes de rumar à Bajouca.
Contam-se, depois, alguns pormenores da celebração, como a troca das maquetas das igrejas paroquiais “na presença dos seus escultores”, ato que ficara adiado desde a Festa da Fé por necessidade de reparações em ambas as obras. E, na mútua apresentação das paróquias, revelaram-se “imensas pessoas e factos comuns, para lá do que esperaríamos”.
Para dar continuidade a esta geminação, ficou o convite aos fiéis da Bajouca para a visita aos Pousos na festa agendada para outubro. “E iremos trocando boletins paroquiais, desde já”, informa o sítio dos Pousos.