Duas dezenas de consagrados da Freixianda em “louvor e agradecimento a Deus”

Unidos à terra onde nasceram por laços sentimentais e familiares, bem como pelo Batismo que receberam na mesma pia, estiveram reunidos mais de duas dezenas de consagrados naturais da paróquia da Freixianda, no passado dia 8 de agosto.

Junto à casa paroquial, logo pela manhã, deu-se uma verdadeira sessão de cumprimentos, à medida que sacerdotes e irmãs iam chegando. Uma apresentação e partilha breve de “novidades” deu a conhecer cada um, sobretudo, os rostos menos conhecidos.

Este ano, um dos novos foi o seminarista Rodrigo Gonçalves Teixeira, de 22 anos, com raízes familiares no Casal da Sobreira e que, desde os 17 anos, frequenta o Seminário Claretiano, estudando já Teologia em Granada, Espanha.

Entre os participantes, o padre carmelita António de Jesus Lourenço e o padre jesuíta Manuel Pereira Gomes celebram este ano as bodas de ouro de ordenação sacerdotal, enquanto o padre franciscano José Costa e as irmãs Alzira Pereira e Maria Clara Gomes comemoram também os 50 anos de profissão religiosa.

A Missa, que reuniu à volta do altar 13 sacerdotes, foi presidida pelo padre António Lourenço. A viver o seu jubileu sacerdotal, convidou os colegas consagrados a “louvarem o Senhor e a pedirem que Ele os faça fiéis na missão que lhes confiou”. E lembrou que, “em momentos de dúvida, temos a certeza de que Ele está connosco”.

No final da celebração, alguns dos jubilários quiseram deixar uma palavra aos cristãos que também vieram participar na Eucaristia. O padre Manuel Gomes agradeceu “as grandes maravilhas que faz em nós o Senhor”, o padre José Costa enalteceu a “semente de vida cristã recebida no Batismo” e deu graças por ter “encontrado na comunidade cristã da Freixianda o contributo necessário ao aparecimento e amadurecimento da vocação sacerdotal”. Também a irmã Alzira revelou continuar a “sentir muito amor por esta igreja” que a “acolheu desde criança”. Agradeceu a todos os que a ajudaram na caminhada e, sobretudo, “a Deus que me chamou e me ajuda no caminho da consagração”.

O almoço foi uma verdadeira festa de amizade e alegria fraterna. Todos partiram com votos de vida e saúde e com o desejo de voltar à Freixianda em 2018.

P. Jacinto Gonçalves (C.)

2017-08-10 consagrados1

2017-08-10 consagrados2

2017-08-10 consagrados3

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.