Domingo “cheio”: Seminário aberto, Cáritas a brilhar, novo diácono e Porta Santa fechada

A Solenidade de Cristo Rei, a celebrar no próximo domingo, dia 20 de novembro, será “dia cheio” na Diocese de Leiria-Fátima. Serão duas as instituições em atividade durante todo o dia: o Seminário e a Cáritas Diocesana. À tarde, o Bispo preside à ordenação diaconal e encerramento da Porta Santa da Sé.

 

 

 

Dia aberto no Seminário

“Vem ver +” é o convite do Seminário Diocesano de Leiria para o domingo 20 de novembro, dirigido a todos os interessados em conhecê-lo melhor, não apenas nos seus espaços físicos, mas também na vida interna e atividades que nele se desenvolvem. Também os vários departamentos diocesanos que funcionam no Centro Pastoral Diocesano, no mesmo edifício, estarão envolvidos nesta iniciativa.

A proposta deste “dia aberto” é feita, em especial, aos grupos de catequese, de adolescentes e de jovens, bem como às famílias que queiram conviver com os seminaristas e pré-seminaristas que estarão a animar algumas dinâmicas sobre a vocação sacerdotal e o dia a dia de um seminarista.

O programa será o seguinte:

10h00 – acolhimento

10h30 – oração

11h00 – trilhos da misericórdia

13h00 – almoço

15h30 – Missa na Sé

Quanto ao almoço, o Seminário oferece sopa e bebidas, pedindo a cada um que traga algo mais para partilhar. Para a melhor preparação da atividade pede-se, na medida do possível até dia 13, a inscrição de pessoas e grupos que queiram aceitar este convite. Os contactos são: fo.seminario@gmail.com ou 244832760.

 

Ordenação de diácono
e encerramento da Porta Santa

Pelas 15h30, o Bispo diocesano, D. António Marto, preside à celebração da Eucaristia da solenidade de Cristo Rei, na Sé de Leiria.

A fechar o “dia aberto” do Seminário, a celebração incluirá um momento importante para a vida de um dos seminaristas atuais. Trata-se da ordenação de diácono do jovem António José Botas Cardoso, natural de Benfica do Ribatejo (Santarém), mas que fez a sua caminhada de formação na nossa Diocese, estando nesta altura em estágio pastoral na paróquia da Maceira.

A fechar o Ano da Misericórdia, esta celebração incluirá também o encerramento da Porta Santa da Sé. É um gesto simbólico feito em união com o Papa Francisco e toda a Igreja, marcando o culminar deste jubileu que vivemos durante o último ano.

O Bispo diocesano convida todos fiéis da diocese – as famílias, os sacerdotes e os religiosos e religiosas – a participarem nesta celebração festiva, de ação de graças a Deus pelo dom do novo diácono e pelos dons concedidos durante este Ano da Misericórdia.

 

Cáritas inicia campanha de Natal

Também a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima estará em atividade neste fim de semana de 19 e 20 de novembro, com mais uma edição da iniciativa “A Solidariedade brilha no Mercado de Sant’Ana”. Durante os dois dias, neste espaço emblemático do centro da cidade de Leiria, haverá uma feira solidária, com venda de roupa e calçado em segunda mão, quermesse, venda de livros e velas, bem como uma zona de restauração com petiscos, bebidas e sopas e ainda um espaço infantil com muita diversão.

A iniciativa conta ainda com um programa de animação, abrindo no sábado com a novidade de um concurso de karaoke, a partir das 15h00. No domingo, o destaque vai para a 3.ª edição da Caminhada Solidária e uma aula de zumba, a partir das 09h30, seguindo-se uma tarde de animação musical com diversos grupos da região.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.