O início do ano escutista é um desafio para todos. Entre passagens e partidas, novas pessoas integram o grupo e aceitam o desafio de partilhar memórias, momentos, e até mesmo sonhos. Surgem novos projetos, novos objetivos, que recheados de aventura e brilhantismo aguardam ansiosamente a sua vez para sair da prateleira e serem concretizados.
Ora, pelo menos foi assim mesmo para o clã nº8 do agrupamento 776 da Cruz da Areia – um grupo de 13 escuteiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos e 2 bravos dirigentes.
Em setembro de 2022, Aveiro, rabiscava-se pela primeira vez num lenço de papel as palavras “Cabo Verde” e “Voluntariado”, numa conversa entre simples amigos a aproveitar o último calor do verão. De facto, ninguém consegue explicar ao certo de onde surgiu toda a motivação que ainda hoje nos faz querer dar o próximo passo: se foi o Sol acolhedor da praia da Barra, as cores quentes que pintaram o céu naquele fim de tarde ou os sorrisos divertidos de jovens que sonham em levar o Servir mais além. Bem, pelos menos 2918 km mais além.
A pouco e pouco, as peças começaram a encaixar-se. Em novembro, alinhavavam-se as primeiras respostas para as perguntas mais difíceis: que programas podemos integrar, quando é que reservamos os voos ou o que podemos fazer para angariar fundos. Hoje, a cerca de quatro meses para o início desta viagem, queremos partilhar com todos o nosso progresso e como é que cada um de vós pode caminhar ao nosso lado e ajudar este projeto a chegar a bom porto.
Vamos Djunta-mon!
Do crioulo cabo-verdiano que significa “Juntar as Mãos”, entreajuda e união, esta expressão dá nome ao nosso ambicioso projeto e pretende resumir aquilo a que nos propomos: dar as mãos e fazer a diferença na comunidade destes nossos irmãos cabo-verdianos. Num país que enfrenta muitos desafios – especialmente em termos de acesso à educação, saúde e condições básicas de vida -, vamos voar até à Paróquia da Calheta de S. Miguel, uma vila de 12 mil habitantes situada no norte da Ilha de Santiago. No local, iremos apoiar o Agrupamento 8 do Corpo do Escutismo Católico Cabo-Verdiano entre os dias 4 e 19 de agosto do presente ano, nomeadamente com a promoção de atividades ocupacionais e lúdicas para as crianças da região. Adicionalmente, planeamos ainda diversas ações de formação para os jovens da comunidade em domínios como a informática e a aprendizagem de línguas estrangeiras, por exemplo, o inglês.
No entanto, conscientes de que uma fração significativa da ajuda que podemos facultar a esta comunidade consiste na recolha e consequente doação de bens materiais necessários, o clã propõe-se ainda a alcançar os seguintes objetivos:
– Equipar uma sala de informática para a comunidade;
– Contribuir para o fardamento dos escuteiros do Agrupamento 8;
– Facultar documentação e material para as atividades do Agrupamento 8;
– Apetrechar os alunos de uma turma da Delta Cultura Cabo Verde (Tarrafal) com material escolar para iniciar o ensino básico.
Por fim, para melhor divulgar e sensibilizar para as campanhas a decorrer, decidimos pela criação de um website, www.djunta-mon.net, no qual podem acompanhar a nossa caminhada e descobrir mais sobre como contribuir para esta causa! Também nas redes sociais como Facebook e Instagram, cujos endereços podem ser encontrados no nosso site, poderão encontrar mais informações.
Vamos, unidos por um sonho, tornar este mundo melhor!
Djunta-mon!