Diocese vai estar em festa: novo sacerdote é ordenado no dia 25 de abril

O diácono Jorge Fernandes que, atualmente, está a realizar o estágio pastoral na paróquia da Marinha Grande, fará o seu compromisso presbiteral numa celebração que se realiza na Catedral de Leiria a partir das 16h00.

A Diocese de Leiria-Fátima vai contar com mais um sacerdote a partir do dia 25 de abril, domingo do Bom Pastor, correspondente ao quarto domingo da Páscoa. O diácono Jorge Fernandes que, atualmente, está a realizar o estágio pastoral na paróquia da Marinha Grande, fará o seu compromisso presbiteral numa celebração que se realiza na Catedral de Leiria a partir das 16h00.

Como seria de esperar, os fiéis não são convidados a participar a fim de se cumprirem as normas de segurança sanitária. Em alternativa, pede-se-lhes para rezarem pelo novo presbítero, louvando e agradecendo a Deus este precioso dom de um novo pastor para o serviço do seu Povo.

Jorge Fernandes, que tem 45 anos, e é natural duma pequena aldeia do Alto Alentejo, Vale do Peso, concelho do Crato, distrito de Portalegre. Aí fez a sua escolaridade até ao 12º ano e a sua caminhada cristã teve o seu percurso normal. Com 19 anos foi cumprir o serviço militar obrigatório para Lisboa e, na perspetiva de um futuro melhor, aderiu ao serviço de voluntariado a contrato, que o levou a servir as Forças Armadas, durante uma década, sempre na mesma unidade, a Academia Militar que é o Estabelecimento de Ensino Superior responsável pela formação dos Oficiais dos quadros permanentes do Exército e Guarda Nacional Republicana.

Jorge Fernandes

Durante o tempo em que prestou o serviço militar, licenciou-se em Direito, estudando à noite, na Universidade de Lisboa, tendo trabalhado nessa área já como civil, no Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Mesmo estando fora da Academia Militar, continuou a dar apoio ao capelão que por lá servia. O último com quem se cruzou foi o padre Luís Morouço, da diocese de Leiria-Fátima, que considera ter sido “o instrumento de Deus para que possa estar hoje a fazer este belo caminho na diocese de Leiria–Fátima”.

Entra para o propedêutico em Setembro de 2013, no Seminário de S. José de Caparide, com 38 anos. Formou-se mestre em teologia em abril de 2020, tendo elaborado a sua tese sobre o tema: “a misericórdia: atributo de Deus e compromisso ético”. Foi ordenado diácono no dia 26 de julho desse mesmo ano.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.