Dois novos sacerdotes, Tiago Silva e Armindo Rodrigues, foram ordenados por D. António Marto, na Sé de Leiria, na tarde de ontem (17.04.16), Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Os fiéis da Diocese responderam ao convite do Bispo Diocesano e encheram a Catedral para participar na Missa de ordenação. Para os fiéis da paróquia de S. Vicente de Aljubarrota, da Diocese de Leiria-Fátima e da Freixeda, da Diocese de Bragança-Miranda (paróquias de origem do padre Tiago e do padre Armindo, respetivamente), a celebração teve um sentido ainda mais especial.
Ao Presente Leiria-Fátima, os familiares, amigos e conhecidos, falaram de “um dia muito especial” e “cheio de significado”.
A Catedral diocesana encheu no dia em que foram ordenados dois novos sacerdotes.
Um dia especial para a família
António Silva, pai do padre Tiago Silva
“Humanamente, é difícil de explicar porque é que nos sentimos felizes num dia como este… Primeiro, porque se vê um filho feliz. Por detrás de todo este cerimonial está, para quem tem fé, uma riqueza infinita. Tive a graça de ter dois filhos e de um deles querer ir para o seminário. Na celebração, que foi muito rica, houve dois momentos que me tocaram em especial: quando eu, a mãe e o nosso pároco, padre Ramiro, o ajudámos a paramentar e a primeira vez que o vi a consagrar o Pão, ao lado do Bispo. Como sacerdote, espero que seja fiel ao compromisso assumido, que continue amigo de todos, crentes e não crentes e que espalhe a amizade, o amor e a fraternidade, que é isso que Jesus quer.”
Georgina Rodrigues, mãe do padre Armindo Rodrigues
“Hoje foi um dia muito especial. Desde pequenino que ele sentiu esta vocação, sobretudo pela ligação que tinha à Igreja. Já desde os tempos da escola primária que ele dedica muito tempo à oração. Depois, aos 18 anos, foi para a congregação e seguiu o caminho do Sacerdócio. Ele tem muita vontade de cumprir esta vocação e isso é um motivo de orgulho para toda a família.”
Momento em que os neo-sacerdotes a foram ungidos nas mãos pelo Bispo Diocesano, na parte final do rito de ordenação.
Tiago Alexandre de Jesus Silva, de 28 anos, é natural da paróquia de S. Vicente de Aljubarrota, da Diocese de Leiria-Fátima e fez o estágio pastoral na paróquia da Maceira.
Armindo António da Costa Rodrigues, de 42 anos, é natural de Moçambique, mas residente desde muito novo em Freixeda, Mirandela, na diocese de Bragança-Miranda. Pertence à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceiçã, tendo exercido o ministério de diácono na paróquia de S. Mamede, nesta Diocese de Leiria-Fátima.
A reportagem completa, com entrevistas aos neo-sacerdotes, na edição de 21.04.16 do Presente Leiria-Fátima.
Também neste portal, poderá encontar a homilia de D. António Marto.