Têm ocorrido nas últimas semanas alguns assaltos a igrejas em diversas paróquias da diocese de Leiria-Fátima. Por norma, apenas as caixas de esmolas são arrombadas, não havendo registo de outro tipo de furto. O prejuízo maior é sempre a destruição causada nos equipamentos, portas e armários arrombados.
Em nota aos párocos, o vigário geral, padre Jorge Guarda, recomenda “a vigilância possível e as medidas de informação e precaução que se julguem convenientes”. Um desses cuidados é a instalação de sistemas de segurança, outro é o regular esvaziamento das caixas, para que não tenham grandes valores, uma prática que é relatada como frequente por todas as paróquias que foram alvo destas ações criminosas.
O vigário geral recomenda, ainda, que “estes casos sejam sempre denunciados às autoridades de segurança e também seja enviada informação para os serviços diocesanos”, para que sejam devidamente registados e ponderada alguma atuação mais adequada à prevenção e diminuição de consequências para pessoas e bens da Igreja.