O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, nomeou sete novos vigários forâneos para as vigararias da Diocese, no seguimento da recente reestruturação territorial e pastoral que instituiu as Unidades Pastorais em todo o território diocesano.
As nomeações, tornadas públicas através do decreto n.º P2025-200, datado de 30 de maio de 2025, resultam de um processo de auscultação aos párocos e sacerdotes ao serviço de cada vigararia, no qual foram ponderadas as sugestões apresentadas.
Os presbíteros designados são:
- padre André Antunes Batista — vigararia de Leiria
- padre Jacinto Pereira Gonçalves — vigararia de Ourém
- padre Leonel Vieira Batista — vigararia de Fátima
- padre Marcelo Cavalcante de Moraes — vigararia das Colmeias
- padre Orlandino Barbeiro Bom — vigararia do Vale do Lis
- padre Patrício Alexandre Lopes Oliveira — vigararia da Marinha Grande
- padre Rui Acácio Amado Ribeiro — vigararia do Vale do Lena
Os novos vigários iniciam funções a 3 de junho de 2025, para um mandato de cinco anos.
Na nota que acompanha o decreto, o bispo diocesano manifesta gratidão pela disponibilidade dos sacerdotes para este serviço de coordenação vicarial, sublinhando a importância do cargo no contexto da renovação sinodal da Igreja local. “Imploro para todos o dom do Espírito do Senhor que os ajude a discernir e promover, em comunhão com os presbíteros e leigos das suas vigararias, caminhos de participação e corresponsabilidade na vida e na missão de cada comunidade e de toda a nossa Igreja de Leiria-Fátima”, lê-se no documento.
Este decreto revoga o anterior, datado de 2 de fevereiro de 2023.
http://l-f.pt/4oHJ