Diocese lança subsídio quaresmal “Retiro Popular – A Esperança não engana”

43 visualizações

A diocese de Leiria-Fátima anuncia o lançamento do livro “Retiro Popular – A Esperança não engana”, um subsídio tradicional para o tempo da Quaresma. A obra estará disponível em formato impresso na Gráfica de Leiria a partir da próxima quinta-feira, pelo preço de 2,00 euros cada, sendo que as paróquias terão um desconto de 10%. A versão digital em PDF poderá ser descarregada gratuitamente aqui: http://l-f.pt/wimU.

Elaborado pelo padre Marcelo de Moraes, este guião de retiro quaresmal está alinhado com o segundo ano do Projeto Pastoral diocesano (2023-2026), que coincide com a celebração do Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.

RETIRO POPULAR
http://l-f.pt/wimU

Mensagem de esperança em tempos desafiadores

Na apresentação do subsídio, o bispo D. José Ornelas destaca o tema deste ano: “Este segundo ano do nosso Projeto Pastoral (2023-2026) reveste-se de especial significado para nós e para todos os cristãos, pois celebramos o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo!”

O prelado sublinha o dom do Batismo como fonte de todas as bênçãos e fundamento da esperança cristã: “Damos graças a Deus pela grandeza do Seu amor, derramado em nossos corações no dia do nosso Batismo e que é para nós e para todos, a fonte de todas as bênçãos!” Esta reflexão alinha-se perfeitamente com o tema do Projeto Pastoral “Pelo batismo somos Igreja viva e peregrina”.

D. José Ornelas aprofunda ainda a dimensão trinitária da experiência batismal: “Na alegria e na força do Espírito Santo, Deus Pai adotou-nos como filhas e filhos em seu Filho Unigénito para que habitasse em nós o amor da Santíssima Trindade, nos amasse como filhas e filhos queridos e nos tornássemos membros da Sua família.”

Conciliando a experiência quaresmal com o processo de renovação diocesana, o bispo expressa um desejo: “Que a nossa caminhada para a Páscoa do Senhor nos faça compreender sempre mais a urgência de uma profunda conversão ao amor sem limites nem condições de Deus; que este dinamismo pascal, que vem do coração de Deus Pai, inspire caminhos novos de renovação pessoal, comunitária e pastoral”.

Um itinerário espiritual estruturado

O subsídio propõe cinco encontros temáticos fundamentados em textos bíblicos selecionados da Bula de proclamação do Jubileu ordinário do ano 2025, escrita pelo Papa Francisco.

Com a ajuda da Carta aos Romanos (Rm 5,1-5), será feita a reflexão sobre a temática deste Jubileu: “a esperança não engana” (Tema 1). Através do segundo texto (Rm 8,31-39), colocar-nos-emos diante de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, nossa Esperança, conscientes de que com Ele somos mais que vencedores e que “ninguém jamais poderá separar-nos do amor divino” (Tema 2). O terceiro texto, da Segunda Carta aos Coríntios (2Cor 6,2-10), levar-nos-á à certeza deste tempo favorável, convictos de que “a firmeza produz a esperança” (Tema 3). O quarto texto, do Livro de Isaías (Is 61,1-3), levar-nos-á à mesma afirmação do profeta e de Jesus, e que hoje deve ser a nossa, neste mundo tão cheio de desafios e de desesperos: “o Senhor enviou-me”. Deste modo, cada um pode sem medo afirmar, ‘eu confio’, ‘eu espero’, “porque o Senhor me ungiu” (Tema 4). O quinto texto, do Evangelho de São Mateus (Mt 25,31-46), ajudar-nos-á a compreender, visto que somos todos irmãos, a necessidade de “abrir de par em par as portas do acolhimento” (Tema 5).

O retiro culmina com uma celebração comunitária baseada no Salmo 27, com o tema “Confia no Senhor! Sê forte e corajoso!”

Orientações práticas para um retiro acessível a todos

O guião apresenta orientações detalhadas para tornar o retiro acessível tanto a indivíduos quanto a grupos. Os encontros seguem o método da Lectio Divina, que inclui cinco passos: leitura (Lectio), meditação (Meditatio), oração (Oratio), contemplação (Contemplatio) e ação (Actio).

Cada sessão, projetada para durar aproximadamente uma hora, pode ser realizada em diversos ambientes como casas, igrejas ou salas paroquiais. O retiro destina-se a todos os cristãos e a quem busca aprofundar o significado da vida através da Palavra de Deus.

“É uma proposta dirigida a todos os cristãos e a quantos manifestem sede de encontrar na Palavra de Deus um instrumento de aprofundamento orante do significado da sua vida e da experiência de fraternidade na Igreja”, explica o documento, que acrescenta um convite especial: “Ousemos convidar os jovens e outras pessoas a fazerem este caminho em grupos, para que tenham a vivência do encontro com Jesus e da alegria da fé.”

Embora o retiro possa ser feito individualmente, o guião sugere privilegiar a experiência comunitária: “Propõe-se, no entanto, que se privilegie uma vivência em comunidade. Para facilitar a partilha, pode ser vantajoso fazê-lo em pequenos grupos: paroquiais, familiares, locais.” Recomenda-se também que o último encontro, de caráter mais celebrativo, seja realizado em âmbito paroquial.

D. José Ornelas conclui sua apresentação com um apelo: “Convido as famílias, os grupos, as diferentes comunidades e movimentos eclesiais, a acolherem esta proposta de encontros quaresmais (reflexão, oração e partilha) e a concretizá-la segundo as suas possibilidades.”

Este subsídio quaresmal insere-se no amplo processo de transformação pastoral em curso na Diocese de Leiria-Fátima, incluindo a renovação do modelo da peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, sobre o qual o bispo pede: “Rezemos pelo caminho de renovação que a nossa Diocese está a fazer.”

Dia Mundial da Juventude na Diocese

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dia Mundial dos Pobres

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia