Diocese divulga dados sobre os nomes enviados pela Comissão Independente

Dos cinco nomes recebido, três são de padres já falecidos, e dois são de leigos.
http://lefa.pt/?p=52234

Durante o dia de hoje, a diocese de Leiria-Fátima, divulgou um comunicado assinado pelo vigário geral, o padre Jorge Guarda, a dar conta dos nomes enviados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja.

Dessa lista constam cinco nomes, dos quais três são padres já falecidos e dois são leigos. Sobre os leigos, um já foi dispensado das funções que exercia, por precaução, e outro ainda não tem a identificação determinada, havendo a possibilidade de tratar-se de uma pessoa já falecida.

Nesse nota, que se junta às das dioceses que divulgaram os seus números nos últimos dias, é ainda afirmado que “a Diocese de Leiria-Fátima, a sua Comissão de Proteção de Menores e de Adultos Vulneráveis e todos os organismos que a compõem, continuam empenhados, em comunhão com toda a Igreja, em acolher escutar e acompanhar as vítimas e em prevenir e tratar devidamente qualquer forma de abuso de menores e adultos vulneráveis, adotando uma atitude de “tolerância zero” perante tais situações”.

Comunicado

A Diocese de Leiria-Fátima faz saber que o Bispo diocesano, D. José Ornelas Carvalho, recebeu da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja (CIEAMI) uma lista de 5 (cinco) nomes, que foram devidamente confrontados com os dados existentes na Diocese, seguindo-se uma investigação adicional e chegando-se à conclusão que se segue.

5 nomes:
3 padres,    já falecidos;
2 leigos,     um dos quais, por precaução, foi entretanto dispensado das funções que exercia;
outro, cuja identificação ainda não está cabalmente determinada, podendo tratar-se de uma pessoa já falecida.

A Diocese de Leiria-Fátima, a sua Comissão de Proteção de Menores e de Adultos Vulneráveis e todos os organismos que a compõem, continuam empenhados, em comunhão com toda a Igreja, em acolher escutar e acompanhar as vítimas e em prevenir e tratar devidamente qualquer forma de abuso de menores e adultos vulneráveis, adotando uma atitude de “tolerância zero” perante tais situações.

Leiria, 11 de março de 2023

P. Jorge Manuel Faria Guarda
Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress