O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, dirigiu hoje (4/09/2015) uma carta a todos os párocos e responsáveis de misericórdias, IPSS e congregações religiosas sobre o “drama dos refugiados que chegam à Europa para fugirem da guerra e da miséria” e o “apelo do Santo Padre à solidariedade de todos”.
“Ninguém pode permanecer indiferente” e “exige-se uma resposta imediata”, considera o Bispo, pedindo a todas as instituições diocesanas que forneçam informações sobre as “possibilidades (espaços logísticos, famílias abertas a acolher alguém, outros recursos) que cada uma possa ter para o acolhimento de refugiados”.
Esta ação será coordenada pela Cáritas Diocesana, em colaboração com a Plataforma de Apoio aos Refugiados hoje instituída. “Ainda que haja possibilidade de acolher pelo menos uma família, já vale a pena”, conclui D. António Marto.
Recordamos os contactos da Cáritas Diocesana: Tel. 244 823 692 e email leiria@caritas.pt
Santuário de Fátima oferece alojamento
Também o Santuário de Fátima já anunciou que irá disponibilizar espaços de acolhimento. O reitor, padre Carlos Cabecinhas, considera que “a dramática crise de refugiados a que a Europa deve dar resposta não nos pode deixar indiferentes e exige respostas concretas”. Para tal, “o Santuário disponibilizará uma casa para acolhimento estável de refugiados”, bem como “um edifício que habitualmente é usado para albergar peregrinos, para acolher de forma transitória aqueles refugiados que aguardam alojamento definitivo”.