Assim que soaram os alarmes, ao final do dia de sábado 17 de junho, e começou a perceber-se a dimensão da tragédia dos incêndios no Pedrógão Grande e concelhos vizinhos, várias estruturas de solidariedade e voluntariado entraram em ação.
Além da óbvia presença dos Bombeiros e outras entidades da proteção civil, logo nessa noite se apresentaram para ajudar vários grupos de escuteiros, para apontar o exemplo referido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim que chegou ao local da tragédia.
Seja no terreno, seja na angariação de apoios à distância, a habitual ajuda das instituições e dos portugueses não se fez esperar. Há muitas iniciativas a decorrer para ajuda às vítimas, como abertura de contas bancárias, números de telefone com donativos associados, concertos solidários agendados, recolha de bens de primeira necessidade, etc.
Também a Igreja se colocou de imediato em ação, a começar pelas estruturas paroquiais locais e a Diocese de Coimbra, passando pelas Misericórdias e pelas comunidades cristãs vizinhas e por todo o País e incluindo uma campanha em grande escala organizada pela Cáritas Portuguesa
Uma das iniciativas foi a recolha e distribuição de bens essenciais para uma resposta de urgência às necessidades prioritárias, sobretudo, no socorro às centenas de pessoas desalojadas e acolhidas em centros improvisados. Lençóis, cobertores, roupas, fraldas, leite e outros alimentos para adultos e crianças são alguns exemplos, bem como medicamentos para tratamento de queimaduras.
Paralelamente, a Cáritas Portuguesa avançou com uma ajuda de 200 mil euros para a ação imediata e abriu a “Conta Solidária | Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios”.
Quem desejar contribuir poderá fazer transferência para o IBAN PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4.
Leiria-Fátima colabora
Também a vizinha Diocese de Leiria-Fátima integrou esta ação, a começar pelo Bispo diocesano, D. António Marto, em contacto com o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. O Santuário de Fátima anunciou também a sua união na oração por esta causa em todas as celebrações e a disponibilização de ajuda financeira.
A Cáritas de Leiria-Fátima é a instituição que assume a coordenação deste apoio a nível diocesano, tendo enviado logo nos primeiros momentos para o Pedrógão Grande diversos bens de primeira necessidade. Em colaboração com a Cáritas Portuguesa, continua a receber donativos e produtos de quem queira colaborar nesta campanha, estando disponível nas suas instalações, junto ao Seminário Diocesano de Leiria ou pelos contactos 244 823 692 ou leiria@caritas.pt.
A lista de bens necessários vai sendo divulgada em permanência na página de facebook da Cáritas Diocesana.